Funcionários do Procon de Suzano participaram ontem (28), na Escola de Governo em Mogi das Cruzes, de um curso para capacitar os conhecimentos técnicos a fim de enfrentar um dos maiores problemas da cidade: o “Superendividamento”. O encontro foi norteado pelo coordenador do Programa de Apoio ao Superendividamento (PAS), Diogenes Donizete Silva.
Além de Suzano, participaram do evento as unidades municipais de proteção ao consumidor de Poá, Mogi das Cruzes, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos. “O PAS é, efetivamente, a luz no fim do túnel para as pessoas que têm dívidas e não conseguem sozinhas a solução. Por meio desse programa, os Procons, inclusive Suzano, poderão ajudar essas pessoas”, argumentou a coordenadora do Procon de Suzano, Sandra Lopes Nogueira.
O que é?
O Programa de Apoio ao Superendividamento é um trabalho conjunto do Núcleo de Tratamento do Superendividamento da Fundação Procon-SP, que tem como objetivo auxiliar os consumidores superendividados, orientando e promovendo a renegociação de dívidas com os seus credores.
Quais dívidas serão atendidas?
Vencidas ou a vencer decorrentes de empréstimos, financiamentos, contratos de crédito ao consumo, prestação de serviços, aquisição de produtos, independente do total das dívidas.
Quais dívidas não serão atendidas?
Contraídas por pessoas jurídicas, indenizações (por acidente, por exemplo), dívidas alimentícias (pensão), dívidas fiscais (impostos, multas, taxas) e dívidas de crédito habitacional (condomínio, prestação da casa própria, aluguel, entre outros).
Quem pode participar?
Pessoa física, maior de idade e capaz, de boa-fé (avaliada de acordo com a veracidade das informações prestadas), com um mínimo de disponibilidade financeira, desde que constatada a condição de superendividado pelos especialistas do Núcleo de Tratamento do Superendividamento.