Esta história é pra quem ainda duvida que os animais podem ajudar na inclusão de pessoas com doenças raras e algum tipo de deficiência.
Tiffany, uma cadela golden retriever, é amiga e assistente de Ana Luiza, de 9 anos de idade. A menina tem uma doença rara e progressiva, a mucopolissacaridose, que afeta parte da sua mobilidade e visão. Tiffany a ajuda abrir portas, pegar objetos, descer escadas e lidar com o tumulto.
A cadela agora está sendo inserida na escola de Ana Luiza. Esta matéria (http://bit.ly/1CDbuOg) mostra o encantamento dos colegas de Ana com a presença de Tiffany. Pelos relatos, é notável que a presença da cadela colabora não só com o aprendizado da menina, mas também com a socialização.
Tiffany é treinada pela ONG Cão Inclusão. Há projetos semelhantes em outras partes do país. Em Brasília, por exemplo, há o "Cão-Guia de Cegos", que atua há 14 anos treinando os animais.
Descrição da Imagem #PraCegoVer. Fotografia. Em uma sala de aula, há várias crianças sentadas em carteiras. A cadela Tiffany está sentada no chão, adiante das carteiras, em frente à garota Ana Luiza. Todas as crianças da sala vestem uniforme e olham para frente. Sobre a imagem, está escrita a frase "inclusão. cadela acompanha garota com doença rara".
Fonte: https://www.facebook.com/romariodesouzafaria/photos/a.118367314924915.24204.111949165566730/801997339895239/?type=1&theater