A Prefeitura de Suzano, com o apoio de ONGs, criou este programa de posse responsável e proteção animal para despertar e intensificar nos cidadãos suzanenses o senso de responsabilidade no cuidado de animais domésticos. O programa irá divulgar as boas práticas na criação e as necessidades constantes dos animais. Além disso, também vai promover feiras de adoção, estimular a castração e esclarecer dúvidas dobre o bem- estar animal.
Posse Responsável dos animais
Um animal não é um brinquedo. Muitas vezes as crianças não estão preparadas para conviver com as responsabilidades exigidas ao adotar um cão ou gato e, nem sempre, os pais têm disponibilidade de tempo para criar um animal. A posse responsável é um compromisso assumido com uma vida que vai durar anos. Reflita sobre os deveres de um dono responsável e lembre-se que junto com a satisfação de adotar um animal, vêm também as responsabilidades.
Os 10 mandamentos da Posse Responsável de Cães e Gatos
Antes de decidir se vai adotar um animal, considere que o tempo médio de vida é de 12 anos. Pergunte à família se todos estão de acordo, se há recursos para mantê-lo e verifique quem cuidará dele nas férias e feriados prolongados.
Adote animais de abrigos públicos e privados (vacinados e castrados), em vez de comprar por impulso.
Informe-se sobre as características e necessidades da espécie escolhida: tamanho, peculiaridades, espaço físico.
Mantenha o seu animal sempre dentro dos limites da residência, jamais solto na rua. Para os cães, passeios são fundamentais, mas apenas com coleira/guia e conduzido por quem possa contê-lo.
Cuide da saúde física do animal. Forneça abrigo, alimento, vacinas e leve-o regularmente ao veterinário. Dê banho, escove-o e exercite-o regularmente.
Zele pela saúde psicológica do animal. Dê atenção, carinho e ambiente adequado a ele.
Eduque o animal, se necessário, por meio de adestramento, mas respeite suas características.
Recolha e jogue os dejetos em local apropriado.
Identifique o animal com plaqueta e registre-o no Setor de Controle de Zoonoses.
Evite as crias indesejadas de cães e gatos. A castração cirúrgica é a única medida definitiva no controle da procriação e não tem contra-indicações em machos e fêmeas.
Maiores informações: Como adotar?
Canil Municipal: (11) 4744 6122
Vigilância em Saúde: (11) 4741 8703