Atendimento pode ser acessado pelo Conselho Tutelar, unidades de assistência social, escolas e Disque 100
A Secretaria de Desenvolvimento Social conta, desde setembro, com o Núcleo de Escuta Especializada. O serviço é dedicado a atender crianças e adolescentes que foram vítimas ou testemunhas de violência. O núcleo pode ser acessado pelo Conselho Tutelar, unidades de assistência social, escolas e pelo Disque 100.
Na prática, o núcleo tem por objetivo garantir uma escuta acolhedora e segura, além de evitar a revitimização, para que as vítimas não precisem relatar suas experiências múltiplas vezes para diferentes profissionais.
Regulamentada pela lei 13.431/2017, a escuta especializada estabelece um sistema de proteção e direitos para crianças e adolescentes, já que oferece suporte fundamental para o encaminhamento das vítimas aos serviços de assistência social.
"Temos profissionais capacitados, como psicólogos e assistentes sociais, que conduzem as escutas em um ambiente apropriado. Esse é o acolhimento adequado para quem mais precisa", disse a secretária de Desenvolvimento Social, Elaine Loureiro.
"Essa abordagem cuidadosa é projetada para preservar a integridade emocional das crianças e dos adolescentes atendidos. Não basta atender, é preciso acolher com respeito e cuidado", completou o prefeito Eduardo Boigues.
Fotos: Divulgação