Siga o Portal Alto Tietê
 
  • SANTA ISABEL SEGUE CAPITAL E ALTERA O FLUXO DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS COM SÍNDROME GRIPAL


    17/01/2022 17:46:19


    Com o aumento na demanda de pacientes com sintomas de síndrome gripal e a falta já anunciada de insumos, principalmente testes para COVID-19, o município de Santa Isabel, alterou o fluxo de atendimento e testará para Covid-19, somente as pessoas que pertencem aos grupos de risco.

    São consideradas grupos de riscos, pessoas não vacinadas ou com apenas uma dose da vacina, gestantes e puérperas, indivíduos com comorbidades a critério médico, profissionais da saúde e população em situação de rua. Aqueles pertencentes ao grupo que apresentarem dois ou mais sintomas gripais, será submetido ao RT-PCR ou este rápido antígeno.

    Já para as pessoas que não são consideradas grupo de risco, será feito o diagnóstico clínico levando em consideração o histórico de contato próximo com pessoas confirmadas para Covid-19, nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sintomas.

    Depois do diagnóstico, caso seja positivo, o indivíduo ficará em isolamento por sete dias após o início dos sintomas), e se ao terminar o período, não apresentar sintomas respiratórios ou febre por 24 horas, sem uso de antitérmico, poderá ser liberado. Senão, deverá permanecer em quarentena até o décimo dia.

    Os sintomas da COVID-19 são caracterizados por pelo menos dois dos sinais abaixo:


    • Calafrios;
    • Dor de garganta;
    • Tosse;
    • Coriza;
    • Distúrbios olfativos ou gustativos;
    • Dor de cabeça.

    Em crianças, também é considerado sintoma agudo obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. Já em idosos, devem-se considerar os critérios de agravamento, como síncope, confusão mental, sonolência excessiva, irritabilidade e inapetência. Sintomas gastrointestinais também podem estar presentes na suspeita de Covid-19.

    Os moradores podem procurar atendimento médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) II Doutor Francisco Pedreira Ribeiro, localizada na Avenida Brasil, das 7h às 12h e das 13h às 16h, o atendimento diário é condicionado ao número de pacientes e/ou horário para que a UBS encerre às 16hs, ou na Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24 horas), na na rua Presidente Castelo Branco, 320, Brotas.

    Por Santa Isabel


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias