O Fundo Social de Solidariedade de Suzano-SP e o Serviço de Ação Social e Projetos Especiais (Saspe) estão com inscrições abertas para quatro cursos profissionalizantes. Interessados devem fazer seus cadastros na sede do Saspe (rua General Francisco Glicério, 1.334 – centro), munidos de documentos originais com foto e comprovante de endereço. As capacitações são destinadas para quem tem a partir de 18 anos. Serão formadas turmas de Informática Básica (96 vagas), Organização de Eventos (60 vagas), Costura Express (20 vagas), e Conservas, Compotas e Doces Alemães (15 vagas).
Ao todo, estão disponíveis quase 200 vagas. Os cursos terão duração de um a seis meses. A novidade do Fundo Social/Saspe é a formação noturna de Organização de Eventos, que será excepcionalmente ministrada das 19 às 21 horas. As inscrições, que foram abertas oficialmente ontem (10 de janeiro), estão sendo confirmadas por ordem de chegada. Os cadastros serão aceitos até sexta-feira (13 de janeiro). O atendimento no local é feito das 8 às 17 horas.
De acordo com a presidente do Fundo Social de Suzano, a primeira-dama Larissa Antoniassi dos Santos Ashiuchi, a expectativa é que as próximas oficinas sejam ministradas de forma itinerante por Suzano:
“Nossa intenção é fazer um trabalho de base, em parceria com associações e instituições que já têm este tipo de ação em seus calendários. Dessa forma, a Prefeitura de Suzano poderá garantir o acesso do suzanense aos cursos de forma mais rápida. Acredito muito na descentralização. É importante que tenhamos, sim, aqui no centro da cidade, essa oferta, da mesma maneira que é válido irmos até onde há a necessidade de capacitação. Afinal, nem todos têm condições para se deslocarem até o centro do município para frequentar um curso”, frisou Larissa, que também responde pelo Saspe.
No início da semana, o Fundo Social/Saspe organizou um mutirão de limpeza nos espaços que vão abrigar, em breve, os cursos profissionalizantes de geração de renda. A expectativa é que o Saspe abarque, também, as atividades do Centro de Convivência da Melhor Idade, oferecendo, assim, mais condições e estrutura para as aulas práticas e convivência coletiva.
Na sexta-feira (6 de janeiro), o equipamento público, localizado na rua General Francisco Glicério, foi vistoriado pela primeira-dama e pelo prefeito Rodrigo Ashiuchi. Na ocasião, o chefe do Poder Executivo anunciou que o Saspe terá suas atividades potencializadas que e ganhará, em breve, um curso pré-vestibular, voltado inicialmente para cem alunos.