ESTADO APRESENTARÁ PROJETO EXECUTIVO DO CORREDOR METROPOLITANO EM ARUJÁ


 

O secretário de Estado dos Transportes Metropolitanos, Clodoaldo Pelissioni, virá a Arujá para apresentar o projeto executivo do Corredor Metropolitano a autoridades e lindeiros da cidade. O anúncio ocorreu após pedido do prefeito Abel Larini, na reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), nesta quinta-feira (17/09), na Câmara de Itaquaquecetuba. A apresentação pública será no início de 2016.
O investimento orçado em R$ 337 milhões prevê a construção de 21,5 quilômetros de via, ligando Arujá a Itaquá, Poá e Ferraz de Vasconcelos, por meio de 28 pontos de parada e dois terminais, um em Arujá e outro em Ferraz, beneficiando 47 mil pessoas por dia.
Ao solicitar informações sobre o projeto para o secretário, o prefeito Abel Larini lembrou que a obra é importante para melhorar as condições de quem utiliza transporte coletivo diariamente. “É necessário dizer para a nossa população como está o processo do Corredor. É uma obra que vai ajudar a reorganizar o trânsito entre as quatro cidades e beneficiará milhares de pessoas”, afirmou.
Em resposta, Pelissioni informou que esta é uma das prioridades do Estado para o Alto Tietê e que o projeto executivo deve ser concluído nos próximos meses. “Vamos fazer uma reunião com o prefeito Abel Larini e apresentar o projeto para a população e os lindeiros da cidade que doaram uma faixa de suas propriedades para que a obra pudesse ser feita”, disse.
Além do Corredor Metropolitano, Pelissioni falou aos prefeitos sobre a aquisição de trens, término da construção ou reforma das estações da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) de Mogi das Cruzes, Suzano e Poá e da ampliação da SP-66 entre o município arujaense e Itaquaquecetuba.
O secretário adjunto de Serviços de Arujá, Edson Nasser, e o vereador Wilson Ferreira, acompanharam a reunião na Câmara de vereadores de Itaquá.
O Corredor
O Corredor Metropolitano Perimetral Alto Tietê contará com 67 ônibus equipados com ar condicionado, câmeras de monitoramento, portas mais largas, de cerca de um metro, para facilitar embarque e desembarque, e integração com as linhas 11 e 12 da CPTM.
Em Arujá, o trajeto deve ter 1,8 quilômetro, entre o Terminal Metropolitano que será instalado entre as avenidas Adília Barbosa Neves e Mário Covas, e a Avenida Renova dos Santos, até encontrar a SP-56. No município, a definição do trajeto teve participação direta da Prefeitura, o que permitiu reduzir em quase 100% o número de desapropriações.
Condemat
Arujá será a sede da reunião dos prefeitos do Condemat, na próxima quinta-feira, às 10 horas. O encontro contará com a presença do secretário de Estado de Desenvolvimento Social, Floriano Pesaro.

Legendas:
01- Pelissioni anunciou a apresentação após pedido do prefeito Abel na reunião do conselho de prefeitos, nesta quinta-feira
02- Além do prefeito Abel, o vereador Wilson Ferreira acompanhou a reunião com Pelissioni na Câmara de Itaquá


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.