APÓS ESTUDO, BRASÃO E BANDEIRA DE ARUJÁ SERÃO ATUALIZADOS


 

A Prefeitura de Arujá encaminhará em breve para a apreciação da Câmara de vereadores o projeto de lei que altera o brasão de domínio e a bandeira da cidade. A atualização deixará os elementos de acordo com os conceitos científicos e é também um pedido do historiador João Machado.
São três mudanças propostas no brasão: a substituição da coroa de três pela de cinco torres, modelo padrão para municípios; a implantação de um listel com a escrita “Arujá”; e a mudança de direção, da direita para a esquerda, dos peixes que são o símbolo da cidade.
A bandeira seguirá com formato retangular, dividida em quatro campos iguais e com o brasão ao centro. A alteração se dará nas cores de cada quadrante, que passarão a ser regulamentadas: prata nos cantos superior esquerdo e inferior direito e azul nos lados superior direito e inferior esquerdo.
Solicitação antiga do historiador arujaense, a mudança, fundamentada nos conceitos da heráldica e da vexilologia (estudos científicos de brasões e bandeiras), vem sendo analisada há meses pela equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.
“Recebi de Portugal, há anos, um pedido para que eu fizesse uma pesquisa na aldeia de Arujá e justifiquei que Arujá é um município. Desde então eu venho alertando sobre a necessidade de ser feita essa atualização, pois as pessoas veem nossa cidade como aldeia, por conta da bandeira com o brasão de três torres”, esclarece Machado.
O secretário de Cultura, Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, explica que, aliada às modificações que eram necessárias, a criação do listel “Arujá” tem o objetivo de facilitar a identificação. “Além de dar mais harmonia ao brasão, o listel é para que a cidade seja identificada mais facilmente. Uma das razões é que o município participa de diversos eventos externos, onde as pessoas não conhecem nossa bandeira”, afirma.
O assunto já foi alvo de debates no Conselho Municipal de Cultura. Além disso, tanto Machado quanto o desenhista da bandeira da cidade, Juvenal Barbosa, participaram da elaboração do modelo proposto.
Criação
O brasão de domínio e a bandeira de Arujá foram estabelecidos na gestão do prefeito Benedito Manoel dos Santos, pela Lei Municipal 167, de 21 de novembro 1968.


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.