DIA DO FOLCLORE MOBILIZA ESCOLAS MUNICIPAIS


 

Em homenagem ao Dia do Folclore, celebrado nesta sexta-feira (28/08), as unidades escolares da rede municipal de ensino de Arujá desenvolveram uma série de atividades didáticas e recreativas, que envolveram educadores, alunos e familiares.
O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Dona Avelina Dalila Leopoldina de Almeida, no Jardim Real, promoveu uma exposição com trabalhos confeccionados por alunos e professores. A mostra esteve disponível para apreciação de pais e responsáveis entre os dias 21 e 28.
De acordo com a gestora da unidade, Virgínia Petraquini, os educadores trabalharam as músicas folclóricas e confeccionaram máscaras e personagens como o boitatá, cobra e Iara, além de brinquedos como petecas e pião, utilizando materiais recicláveis. “Para concluir os trabalhos, no próximo dia 1º teremos uma apresentação teatral com fantoches para os estudantes, intitulada ‘Sítio do Pica Pau Amarelo’, com o grupo Fantokids”, informou.
Na Escola Municipal Sidonia Nasser do Prado, no Jardim Albino Neves, nos dias 26 e 27 houve apresentação de congada e teatro. Já no CMEI Dona Pedra Maria do Rosário, a data foi comemorada na quarta-feira, 26, com culinária coletiva e lendas folclóricas.
“É sempre bom trabalhar o folclore com os pequenos e a ‘carinha’ alegre deles revela o quanto eles se divertem e aprendem. Os alunos também gostaram muito de experimentar o cuscuz, comida típica nordestina feita à base de farelo de milho e coco ralado”, afirmou a gestora Simone Maria Teixeira.
No CMEI Eunice de Moraes Cajueiro, no Centro Residencial, e na EMEIA XI, no Jordanópolis, o calendário em comemoração ao Dia do Folclore incluiu atividades como vídeos com lendas (Juro que vi), cantigas de roda, histórias, contos e recontos, pinturas, dobraduras e ainda brincadeiras, fantoche, confecção de cartazes, trabalho com receitas, degustação e confecção de livro de lendas.
De acordo com a diretoria pedagógica da Secretaria de Educação de Arujá, professora Elaine Cristina Gentil dos Santos, a cultura contribui para o conhecimento e auxilia no desenvolvimento da identidade do cidadão. “Constatamos que por meio das diversas atividades práticas realizadas nas unidades escolares, além de se divertirem, os alunos conseguem se apropriar dos conteúdos teóricos”, afirmou.


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.