O segundo dia de atividades da Semana Interna de Prevenção de Acidentes (Sipat) foi marcado por palestras relacionadas à saúde do servidor. Com temas como alcoolismo, doenças sexualmente transmissíveis (DST’s) e dengue, a programação buscou levar orientações sobre prevenção e melhoria da qualidade de vida.
O período da manhã contou com o doutor José Luiz Monteiro, que conversou sobre alcoolismo com o público presente. Na sequência, foi a vez do Grupo Saúde e Vida alertar sobre a importância das medidas preventivas relacionadas à saúde. O educador físico e professor Fernando Rocco foi o responsável pela palestra.
“Informação nunca é demais, e o que podemos notar é que independente da classe social ou nível escolar, a desinformação ainda é grande. Infelizmente a falta de informação sobre doenças é uma realidade, principalmente quando se trata do brasileiro, que costuma só se preocupar quando a doença chega. Eu vim com esse papel: trazer o conhecimento e lembrar a importância da prevenção”, disse o palestrante.
Por cerca de 60 minutos, Rocco abordou questões relacionadas a drogas lícitas, câncer e DST’s, como AIDS, gonorreia, sífilis e HPV. “A gente nota que as pessoas ainda têm muitas dúvidas quanto ao câncer, como o fator hereditariedade, por exemplo. O câncer não é hereditário”, ressaltou o profissional, ao explicar que é possível que a doença esteja presente no código genético, mas só é considerada hereditária quando passa de geração em geração (pai, filho, neto, etc).
“Além disso, é importante deixar claro que o câncer tem cura e quanto mais cedo for dado o diagnóstico, maiores são as chances disso acontecer”, finalizou Rocco.
A Sipat continua nessa quarta-feira (12/08). Às 8h30, a professora Ana Paula dá início às atividades do dia com a aula de ginástica laboral e às 9 horas começa a primeira palestra, ministrada pelo advogado Luiz de Camargo, com o tema Dano Moral das Relações de Trabalho. Às 10h30, o engenheiro Fabio de Jesus Julio falará sobre Segurança no Trabalho.
Após o almoço, o Corpo de Bombeiros será responsável pela palestra sobre Primeiros Socorros. A programação encerra às 15 horas, com a participação da Banda Marcial de Arujá.
--