Em comemoração ao dia do Índio, 19 de abril, as escolas municipais de ensino infantil e fundamental de Arujá realizaram durante toda a semana uma série de atividades referentes às questões ambientais.
No Centro Municipal de Educação Infantil (CMMEI) Seiji Shiguematsu, no Jardim dos Fernandes, os alunos do berçário II apresentaram, na manhã desta sexta-feira (17/04), uma representação artística, considerando as contribuições culturais indígenas e ambientais.
Vestidas a caráter e de cara pintada, as crianças cantaram e dançaram, emocionando a todos os presentes. As professoras orientadoras, Luane dos Santos e Angélica Siqueira, do Núcleo de Orientação Pedagógica de Arujá (Nopa), prestigiaram a atividade e comemoraram o sucesso.
Segundo Luane, “a atividade é fruto de um grande trabalho que vêm sendo realizado há dias, com grande paixão e empenho, pelos educadores, com a contribuição de toda a equipe escolar. Foram realizados desde círculos de conversa e contação de histórias a apresentação de instrumentos musicais e artesanato,” comentou.
Já a educadora Mariana Talarico afirmou que foram trabalhados com os alunos “a música, o ritmo e os instrumentos musicais diversos, como forma de expressar a cultura indígena e contextualizar o assunto sem estereotipar o tema”.
Contemplando, entre outros pontos, a linguagem cenestésico corporal e a inteligência sonora musical, a atividade envolveu crianças de zero a três anos de idade. Os educadores preocuparam-se em abordar os dois temas de forma não reducionista, mas de maneira atrelada e significativa.