ADOLESCENTES DO PRÓ-MENOR PARTICIPAM DE OFICINA DE ANIMAÇÃO


 

Tesoura, lápis e cartolina. Esses foram os materiais básicos utilizados por 19 alunos do Centro de Convivência da Criança e do Adolescente (antigo Pró-Menor), durante a oficina de animação, realizada nesta semana. Por meio de recortes, eles produziram um pequeno filme sobre a crise hídrica.
“É a história de uma cidade, e dentro dessa cidade existe uma cachoeira. Só que a população desperdiçava muita água e, com isso, surgiu o Monstro da Seca, que começou a destruir tudo. Ameaçados, os habitantes começaram a criar mais consciência e aprenderam a economizar, matando o monstro, que se transformou em uma árvore”, conta Andressa Rodrigues, de 15 anos.
A aluna participou de todas as etapas da produção e diz que no início todos pareciam um pouco receosos. “Nós achávamos que não ia sair nada, mas fomos conversando, elaborando a história aos poucos e colocando em prática”.
Arujá foi a primeira cidade a receber a oficina, oferecida pelo Programa de Ação Cultural (ProAC). “A intenção é motivar os jovens e formar novos profissionais da área de animação”, explica a artista plástica e professora de artes, Roberta Santana. Ela ainda conta que o envolvimento dos alunos foi de extrema importância durante o processo.
“Eles assimilaram bem o princípio de que nenhum filme é produzido individualmente, então todos contribuíram, foi um trabalho bacana, eles são muito espertos, não tivemos problemas”, afirma.
A equipe que coordenou o curso conta ainda com o artista plástico e professor de artes Felipe Miranda, o músico e compositor Eduardo Virgílio, e o Professor de desenho animado na UNICAMP, e um dos coordenadores do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas, Wilson Lazaretti.
Parceria
A oficina de animação foi realizada por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo e a Secretaria Municipal de Assistência Social.
“A nossa intenção é trazer a riqueza do conhecimento. O aprendizado é uma coisa que ninguém tira de nós”, diz a chefe do Departamento de Cultura, Jurema do Carmo Tereza.
A secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto, agradeceu a parceria e lembrou que os projetos “são uma forma de aproximar nossos adolescentes da cultura”.
Para Julio Taikan Yokoyama, o Julio do Kaikan, secretário de Cultura e Turismo, esse é um projeto enriquecedor. “Essas parcerias nos ajudam a transformar tudo ao nosso redor. A cultura está entrelaçada com a educação, com o desenvolvimento social de todo o ser humano, então essas atividades em conjunto só expandem, ainda mais, a ideia de incentivo à arte no nosso município”, finaliza.
O projeto conta com o patrocínio da empresa Tower International e é uma produção da 3S Projetos, com apoio do Núcleo de Cinema de Animação de Campinas e da Prefeitura de Arujá, e realização da Secretaria de Cultura do Estado.


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.