As obras do coletor tronco Perová estão 71% executadas, de acordo com representantes da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do consórcio Pró Tietê, que participaram de vistoria com o prefeito Abel Larini, na manhã desta quarta-feira (25/02).
Com entrega prevista para o segundo semestre, o dispositivo vai elevar a coleta e o tratamento de esgoto no município para 100%. Hoje, Arujá recolhe 69% de esgoto, volume que é todo tratado.
A extensão da obra é de 3.765,31 metros, dos quais 2.658,30m estão finalizados. Ela começa próximo à Rua Curitiba, no Jardim Real, e segue às margens do Córrego Caputera, com travessia sob as Rodovias Presidente Dutra e Pedro Eroles (Mogi-Dutra, SP-88), até a Estrada Benedito Antonio Ribeiro. Após a Estrada do Limoeiro, segue pela Estrada de Santa Isabel, depois pela margem direita do Córrego, pela Alamêda dos Ipês, no Country Club, até ser conectado ao coletor Perová, no limite com Itaquaquecetuba. Quando ficar pronto, o dispositivo vai receber o esgoto das residências e levá-lo à Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São Miguel.
Atualmente os trabalhos estão concentrados na Estrada de Santa Isabel, conforme explica o engenheiro Irineu Moraes, do consórcio Pró Tietê, contratado pela Sabesp.
“O trecho urbanizado que está faltando é este aqui, previsto para terminar em julho. Depois, há as travessias da Via Dutra e da Rodovia Pedro Eroles, que terá adequação viária. Estamos conversando com projetistas, os ajustes estão sendo feitos e na primeira quinzena do mês que vem começam-se estas obras também”, afirmou o engenheiro. Segundo ele, o coletor será entregue até dezembro.
Importância
Durante a vistoria, o prefeito Abel Larini frisou a importância do dispositivo para a população dos bairros beneficiados. “Esgoto tratado e coletado é uma questão de saúde pública e significa qualidade de vida para os moradores. É uma obra fundamental para a cidade, que vai garantir 100% de coleta e tratamento”, disse.
Para o vereador Gabriel dos Santos, que participou da vistoria, “este investimento em saneamento básico vai melhorar o dia a dia das pessoas. Toda esta região não tem coleta de esgoto e nós estamos falando em um benefício para praticamente 35% da população da cidade”, disse.
Acompanharam a inspeção os secretários de Planejamento, Flávio de Senço, de Serviços, Ciro Dói, o adjunto da Pasta, Edson Nasser, o gerente regional da Sabesp no Alto Tietê, Roberto Fumio, o gerente de Departamento da companhia, Eduardo Camargo Afonso, e o encarregado do órgão em Arujá, Davi Augusto de Lima.
Legendas:
01- A extensão da obra é de 3.765,31 metros, dos quais 2.658,30m estão finalizados
02/03 – Prefeito Abel, secretários e representantes da Sabesp vistoriaram a obra nesta quarta-feira
04- Ao lado do vereador Gabriel, o prefeito frisou a importância do dispositivo para os bairros beneficiados