CAMPANHA DE CASTRAÇÃO É REALIZADA NO CANIL MUNICIPAL


 

Vinte e dois animais foram castrados nesta quarta-feira (28/01), no Canil Municipal, durante campanha realizada pelo Setor de Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde. Em Arujá, a castração ocorre mediante inscrição e agendamento.
Nesta quarta-feira, os cães e gatos foram encaminhados por organizações e protetores animais da cidade. Eles puderam voltar para casa logo após passar o efeito da anestesia.
Sidnéia Francisca da Silva, do Parque Rodrigo Barreto, levou a cachorra de um ano para a campanha desta quarta. “Eu a encontrei na rua e levei para casa. Dei as vacinas necessárias e como sempre ouvi que as injeções que cortam o cio fazem mal, então preferi trazê-la para a castração”, afirmou.
Segundo a veterinária do Setor de Zoonoses, Tássia Ribeiro, no caso das fêmeas, a castração evita diversos problemas, entre os quais a piometra, doença grave que afeta o útero com secreção purulenta, pus, e aumenta de tamanho gradativamente, causando sintomas como mal estar, febre, falta de apetite e dor abdominal.
“Dessa forma o animal começa a ficar amuado. Há uma incidência maior em fêmeas que recebem a aplicação de anticoncepcionais injetáveis e a castração é a única forma de evitar esse problema e garantir uma vida saudável e longa para os animais”, diz.
Em Arujá, a castração de animais ocorre mediante inscrição efetuada pelo Setor de Zoonoses toda primeira semana do mês. Os proprietários interessados devem ir ao Canil pessoalmente e apresentar RG, CPF e os comprovantes de residência e da vacina antirrábica do animal para inscrevê-lo.
O Canil Municipal fica na Avenida Londres, 350, no bairro Portão. O telefone, para outras informações, é 4651 3473.
Legendas:
01- A castração de animais ocorre mediante inscrição efetuada pelo Setor de Zoonoses toda primeira semana do mês
02- O procedimento evita diversos problemas, entre os quais a piometra, doença grave que afeta o útero


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.