FÉ E CULTURA - 12º FESTA MULTICULTURAL DA BOLÍVIA - MAIOR EVENTO CULTURAL/FOLCLÓRICO BOLIVIANO EM BR

11/08/2018 11:30:54

 

Fé e Cultura - 12º Festa Multicultural da Bolívia - maior evento cultural/folclórico boliviano em Brasil.
Bolivianos de todas as idades celebram a independência da Bolívia, junto a fé às padroeiras da Bolívia (virgens de Copacabana e Urcupiña).

São cerca de 450 mil bolivianos e seus filhos que moram na capital paulistana, trabalhando, estudando, vivendo na maior cidade do país, Brasil, que eles adotaram como lar. Todos vêm na busca universal por uma melhor qualidade de vida! E retribuem a sua nova casa social, econômica e cada vez mais culturalmente, como mostra o evento Fé e Cultura, que chega a sua edição 12º em agosto de 2018.

O evento cultural será realizado no Memorial da América Latina, este espetáculo conta com apresentações folclóricas com dança e música em vivo, com 17 agrupações e 7 ritmos folclóricos bolivianos. Haverá standes de alimentos típicos e artesanatos nas dependências.

Rol de entrada das agrupações folclóricas
8:00h - Consentración de delegados
9:00h - Ofrenda floral
10:00h - Salay Tiraque
10:30h - Caporales Mi Viejo San Simón
11:00h - Morenada Señorial Illimani
12:00h - Tinkus Wayna Lisos
12:30h - Proseción de las virgenes
13:00h - Caporales San Simón
13:35h - Morenada Bolivia Central
14:35h - Folklorico - Huaycheños De Corazón
15:05h - Tinkus Jairas
15:35h - Morenada Verdaderos Intocables
16:35h - Saya Afro Boliviano
17:05h - Caporales Kantuta Bolivia
17:40h - Morenada Fanaticos del Folklore
18:40h - Salay Cochabamba Sumaj Kusiy
19:10h - Círculo Cultural Folklórico Urus - Brasil
19:40h - Tinkus San Simón
20:10h - Salay Bolivia
20:40h - Autctono - Vientos De Los Andes

Saboreie o evento – Estandes gastronômicos
Além de ser uma festa aos olhos, com toda cor e textura, e uma riqueza aos ouvidos com os diversos ritmos musicais, o evento também pode ser apreciado com o paladar e o olfato: apreciando a culinária.

Barracas de alimento confirmadas. Com iguarias a partir de R$ 3,00 (os mais custosos e trabalhados ficam numa média de R$ 20,00). Poderão ser encontradas empanadas de queijo, salteñas, pollo a la Broaster, Chicharrón de porco, fricasé e muito mais.

Uma festa que veio para ficar
O orgulho e a difusão de uma rica cultura começou neste formato em 2007, organizado pela Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil com o nome "Olá Bolívia!" Com o crescimento da colônia o evento também cresceu. Passando de um comprimento, a integração entre culturas.

193 anos de Independência & fé às virgens padroeiras da Bolívia.
Em agosto esta a data cívica mais importante para o Estado Plurinacional da Bolívia. No dia seis de agosto os bolivianos celebram sua independência com diversas festividades, em todo o território boliviano, e nos demais locais onde vivem migrantes de origem boliviana e seus descendentes.

A celebração também é uma demonstração de fé, com o culto aos santos católicos, mas também a outras divindades, que remontam ao período pré-colombiano.

A Bolívia tem fortemente em sua cultura a influência dos povos Quíchua, Aymara e Guarani. Como também da colonização espanhola e a imigração europeia. Há também a presença importante do povos negros, descendentes de escravos levados principalmente, para trabalhar nas minas. Daí, a definição do país como Estado Plurinacional.


SERVIÇO:
QUANDO: Sábado (11), domingo (12) de agosto/2018
ONDE: Memorial da América Latina, a partir das 10:00h
Av. Auro Soares de Moura Andrade, 664 - Barra Funda, São Paulo

REALIZAÇÃO: ACFBB - Associação Cultural Folclórica Bolívia Brasil.
ENTRADA LIVRE.






Imprimir

Clique nas fotos para ampliar.