JORNALISTAS DESENVOLVEM PROJETO PARA LEVAR PALESTRAS E DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS À ESCOLAS PÚBLICAS

17/08/2016 15:30:34

 

Jornalistas desenvolvem projeto para levar palestras e distribuição de livros à escolas públicas

Os autores do livro “Nocaute”, os jornalistas Anderson Fernandes e Débora Kaoru, estão em andamento com o projeto Vida Literária, uma atividade voluntária que distribuirá gratuitamente a obra em escolas públicas, como forma de incentivar a leitura e o acesso dos jovens à literatura.

“Estamos abrindo mão dos direitos autorais da venda do livro e ainda realizaremos gratuitamente palestras nas escolas que receberem o projeto Vida Literária. A meta no primeiro momento é contemplar 2.000 estudantes”, explicou Fernandes.

Segundo os jornalistas, eles estão captando recursos para realização da iniciativa. A forma escolhida foi por meio do site Catarse (https://www.catarse.me/projeto_vida_literaria_092a), uma comunidade de financiamento coletivo. “É uma forma de conseguir apoiadores financeiros e tirar projetos do papel! Para quem ajudar oferecemos recompensas, que são formas de retribuir o apoio das pessoas e empresas”.

Fernandes explicou que o objetivo do projeto Vida Literária é promover a leitura. “A realidade brasileira mostra que o acesso de grande parte da população aos livros é muito restrito, por isso a iniciativa de oferecer o livro gratuitamente é algo muito positivo. Estamos satisfeitos com esta ação e esperemos conquistar novos leitores”, completou o jornalista.

Visando facilitar a formação de novos leitores e incentivar o hábito da leitura, os autores de “Nocaute” já disponibilizaram de 4 a 8 de junho o ebook do livro gratuitamente no site da Amazon (www.amazon.com.br). A obra, desde o lançando no início deste ano, tem gerado comentários positivos. Sites e blogs especializados em literatura têm elogiado a forma como a publicação conduz o debate sobre maioridade penal.

O livro "Nocaute" conta a história de Antônio Silva, Pitbull, que ainda na infância enfrenta a morte dos pais e acaba sendo direcionado para um orfanato e após alguns crimes, para uma unidade de internação de menores. Neste local, o menino conhece o casal Marcos e Cláudia, que o ensinam o sentindo da vida, por meio da educação e do esporte.

De acordo com Fernandes, o livro, além da redução da maioridade penal, debate outros temas como o ECA, suicídio, importância da leitura, uma doença rara chamada Machado Joseph e principalmente a importância de buscar a superação frente aos problemas cotidianos. “Em uma sociedade marcada pela extrema desigualdade social, as populações pobres e negras são as mais vulneráveis às violações de direitos humanos, sendo que as mais graves violações se dão justamente na infância e adolescência e que resultam em consequências muitas vezes irreversíveis. Mesmo sendo um romance, apresentamos o debate desta situação no livro”, afirma.

A autora Débora Kaoru acrescenta que o livro também passa mensagens positivas. “Apesar de trazer a discussão da maioridade penal, nosso livro aborda diversos outros assuntos e acredito que um dos principais seja como buscar a superação frente aos problemas cotidianos. O desafio foi tentar transmitir a mensagem de que as pessoas devem se manter fiéis ao que realmente acreditam”.

Mais informações:

Livro no Skoob
https://www.skoob.com.br/nocaute-531216ed539726.html

Livro no Facebook
https://www.facebook.com/livronocaute

Site do Livro
www.livronocaute.com.br

Projeto Vida Literária
https://www.catarse.me/pt/projeto_vida_literaria_092a?ref=ctrse_explore_pgsearch


Imprimir

Clique nas fotos para ampliar.