ESCOLAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DO PROJETO ECOVIVER

05/03/2015 15:41:32

 

Uma iniciativa educativa e artística que estimula e difunde trabalhos para a conscientização ambiental

Escolas municipais recebem o projeto Ecoviver, uma parceria da Secretaria de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semecti) com o Grupo Ecorodovias, que tem como objetivo difundir e estimular a conscientização ambiental entre professores e alunos do Ensino Fundamental, por intermédio de ações que beneficiam a sociedade e propagam o conhecimento. No dia 17 de março, haverá a primeira reunião com as unidades escolares para orientações gerais e a inscrição dos professores.
O Ecoviver traz como tema a sustentabilidade, com foco nas questões da atualidade como: água, energia, consumo, produção de resíduos, descarte consciente e alimentação saudável. Durante o workshop os professores vão discorrer sobre ações que visam trabalhar com os alunos do Sistema Municipal de Ensino, incentivando a preservação do meio ambiente. Esta proposta pedagógica é desenvolvida em sala de aula, com atividades que sensibilizam os alunos dos primeiros anos do Ensino Fundamental, proporcionando as intervenções artísticas e a criatividade. Os trabalhos são apresentados e compartilhados com a comunidade em mostras artísticas gratuitas que acontecem em cada escola participante. Este ano os docentes e alunos têm um desafio, encontrar alternativas para transformar a escola em um território sustentável e criar uma peça teatral alinhada ao tema trabalhado pelo grupo para ser apresentada no encerramento do projeto.
As unidades participantes são: Benedito Vieira da Mota, Dona Antonia Cicone, Dr. Aristides Jacob Alvares, Dr. José de Freitas Mendonça, Eng. Chiozo Kitakawa, Floro da Silva, Italo Adami, Joaquim Perpétuto, José Piacentini, Escola Municipal Ambiental “Nelson Barreto da Silva”, Pref. Gentil de Moraes Passos, Prof. Alceu Magalhães Coutinho, Prof. Aurelino Leal e Profª Olívia Ap. da Silva Costa Guglielmo.
A coordenadora pedagógica do Ecoviver, Elaine Lopes, é a mediadora do projeto na cidade, o qual é desenvolvido por ambientalistas e pedagogos que dão suporte aos professores para que eles possam abordar o assunto em sala de aula e também estimular os alunos a realizar produções artísticas sobre o tema proposto.
Para o secretário de Educação, Ronaldo Nava, este projeto é imprescindível para formar a consciência dos cidadãos. “A educação ambiental precisa se transformar em ação, com estratégias que contribuam para a construção do processo de cidadania e para a melhoria da qualidade de vida da população”. Todas as iniciativas e parcerias visam a melhoria na qualidade de ensino e são apoiadas pelo Prefeito Municipal Mamoru Nakashima, que prioriza a Educação no município.


Imprimir

Clique nas fotos para ampliar.