Siga o Portal Alto Tietê
 
  • SUZANO RECEBE 50 MIL DOSES FRACIONADAS E INICIA 2ª ETAPA DE IMUNIZAÇÃO NESTA QUARTA-FEIRA


    05/02/2018 17:15:15


    Desta vez, não há público-alvo específico e ação será voltada à toda população do município em três locais até esta sexta-feira (09/02)



    A Prefeitura de Suzano dará início nesta quarta-feira (07/02) à segunda fase da campanha de imunização contra a febre amarela. Desta vez, não há público-alvo específico e será voltada à toda população. Trata-se de 50 mil doses da vacina fracionada que a cidade recebeu do governo do Estado nesta segunda-feira (05/02). A Secretaria Municipal de Saúde terá um esquema especial para promover a vacinação em três pontos até sexta-feira (09/02). A expectativa é de que mais doses sejam enviadas posteriormente para que todos os suzanenses que ainda não foram sejam imunizados.



    De acordo com a pasta de Saúde, equipes específicas serão mobilizadas durante os três dias para executar a ação, que ocorrerá das 8 às 17 horas nos seguintes locais: Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz (rua Kazuo Kagiwara, 33, Parque Santa Rosa), Centro Cultural Professor Luiz Antonio da Silva (rua Crispim Adelino Cardoso, 45, Recanto Feliz, distrito de Palmeiras) e Clube Agrícola Boa Vista (rua Murilo de Matos Farias, 355, Cidade Boa Vista, distrito de Boa Vista). Para ser imunizado, é preciso apresentar documento com foto, carteira de vacinação (se possível) e comprovante de residência em Suzano.



    Com o recebimento nesta segunda-feira (05/02), as doses passam por um processo de preparação que dura até 48 horas. “O governo do Estado deve possibilitar a vacinação em Suzano para a toda a população em etapas ordenadas, ou seja, gradualmente. Portanto, não há necessidade de pressa em busca da dose fracionada que já está ou será colocada à disposição”, ressaltou o secretário municipal de Saúde, Luis Cláudio Rocha Guillaumon. Ele ainda explicou que apenas será necessário fazer a distribuição de senhas ao público presente nos três locais destinados à ação caso haja muita aglomeração e para finalizar o lote do dia.



    Quem já se vacinou alguma vez não pode receber uma nova dose e pessoas com mais de 60 anos só com recomendação médica. A imunização contra a febre amarela também é vetada a pessoas com alergia a ovo; gestantes; mulheres que amamentam; pacientes em tratamento com radioterapia e quimioterapia, corticoides e imunossupressores; portadores de doenças autoimunes, HIV/Aids e doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas; e bebês com idade abaixo de 9 meses.



    Sem casos

    Até o momento, não há casos confirmados nem suspeitos de febre amarela em Suzano. Das dez notificações registradas no município, seis foram descartadas e quatro continuam em investigação, aguardando resultados de exames no Instituto Adolf Lutz, em São Paulo.



    A direção da Vigilância em Saúde informa que Suzano não está em área de vulnerabilidade da doença. Caso a pessoa vá para zonas de risco, é preciso se imunizar pelo menos dez dias antes. O setor também ressalta a importância do combate aos criadouros do mosquito Aedes aegypti, para evitar que exista transmissão urbana da febre amarela.





    Locais onde haverá vacinação

    Dias 7, 8 e 9 de fevereiro de 2018, das 8 às 17 horas



    • Ambulatório de Especialidades Dr. Joracy Cruz

    Rua Kazuo Kagiwara, 33, Parque Santa Rosa



    • Centro Cultural Professor Luiz Antonio da Silva

    Rua Crispim Adelino Cardoso, 45, Recanto Feliz, distrito de Palmeiras



    • Clube Agrícola Boa Vista

    Rua Murilo de Matos Farias, 355, Cidade Boa Vista, distrito de Boa Vista





    Imunização é vetada a:



    • Pessoas que já receberam a dose alguma vez

    • Adultos com mais de 60 anos sem recomendação médica

    • Alérgicos a ovo

    • Gestantes

    • Mulheres que amamentam

    • Bebês com idade abaixo de 9 meses

    • Pacientes em tratamento com radioterapia e quimioterapia, corticoides e imunossupressores

    • Portadores de doenças autoimunes, HIV/Aids e doenças hepáticas, hematológicas, renais e neoplásicas





    Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano e Mauricio Sordilli/Secop Suzano


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias