Siga o Portal Alto Tietê
 
  • NOVA EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA DO MUSEU MUNICIPAL TRATA DE SAÚDE, ECOLOGIA E TAOÍSMO


    22/05/2017 17:00:20


    O Museu Municipal de Itaquaquecetuba abriu nesta segunda-feira, 22, a mostra fotográfica Quintão, do fotógrafo e artista plástico Rico Venerito. A obra foi concebida a partir de reflexões e pesquisas sobre as plantas espontâneas, a saúde integral, e o taoísmo.

    Durante seis meses, Rico deixou o jardim de sua casa sem manejo algum, o que resultou no aparecimento e crescimento de inúmeras plantas espontâneas, e, junto a elas, insetos e pássaros nunca lá observados antes. Parte dessas plantas foi registrada pelas lentes do fotógrafo e formam a exposição Quintão.

    “Essas plantas são chamadas espontâneas porque ninguém, ‘conscientemente’, as plantou. Elas são habitualmente desprezadas pelo homem. Na verdade, essas plantas são importantes sinalizadores. Indicam deficiências de elementos e possíveis formas de correção do solo onde nascem”, explica o artista.

    As fotografias foram impressas em papéis ecológicos de fibra de bambu e algodão, sem uso de agentes químicos agressivos ao meio ambiente, e com molduras feitas de madeiras reaproveitadas da indústria moveleira.

    Diante da vida contemporânea acelerada e carregada por excessos (visuais, intelectuais, alimentares, emocionais,...), a obra tem o intuito de despertar uma observação mais atenta aos mecanismos de equilíbrio da Natureza, e busca resgatar o uso da intuição como sincronizador do Caminho Natural.

    Além das fotos, o artista produziu um documentário (composto por nove curtas-metragens) feito a partir de 11 entrevistas com profissionais das áreas da saúde integral, agricultura natural, psicanálise, artes-plásticas, eco-educação, terapias holísticas, permacultura e taoísmo, relatando suas experiências na Natureza e propondo caminhos harmoniosos no Viver.

    Filmado no Sudeste e Nordeste do Brasil, entre maio de 2009 e fevereiro de 2010, o trabalho também faz uma breve introdução à filosofia Taoista e foi exibido ao público do Museu na tarde de abertura da exposição, que pode ser vista até o próximo dia 31 de maio, das 8 às 17 horas, com entrada franca. O Museu Municipal fica na Praça Padre João Alvares, 49, no Centro. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 4642-5076.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias