O primeiro grande evento automotivo do ano, historicamente, costumava ser o Salão de Detroit, nos Estados Unidos, abrindo o calendário de novidades das montadoras a cada mês de janeiro. Costumava. Ainda que com volume menor, a cidade de Las Vegas e sua CES (a Feira Internacional de Tecnologia) vem sendo invadida pelos carros a cada ano.
O primeiro motivo para a mudança do foco de atenção está no calendário: a CES é realizada antes -- a edição 2014 abriu suas portas nesta terça-feira (7) e vai até o dia 10, enquanto a edição deste ano do Salão de Detroit começa no dia 13 para a imprensa especializada e será aberto ao público de 18 a 26 de janeiro. O segundo está no público, mais jovem e antenado em novidades que pipocam não apenas em celulares, videogames, computadores e eletrônicos em geral, mas também nos carros.
Se em 2013 a novidade era um carro que estacionava sozinho, sem a ação do condutor, em 2014 o rol se ampliou para carros cada vez mais integrados, conectados e "independentes", muito próximos do que nos acostumamos a ver em filmes de ficção científica e nos livros de Isaac Asimov (criador das chamadas "leis da robótica", que definiam as regras para máquinas autônomas).
Cada uma das novidades de montadoras expostas na CES 2014 podem, individualmente, falar sozinhos, com o motorista ou com outros carros (sistemas de comunicação integrados), enxergar no escuro (faróis de raio laser) e até andar sozinhos (sistemas de câmera e sensores que começaram que ser mostrados no último ano pela Mercedes-Benz, mas que agora também surgem em desenvolvimento paralelo da Audi, da Nissan, da Toyota e também de grupos como Google e centros de pesquisa de faculdades americanas).