Siga o Portal Alto Tietê
 
  • PARQUE DAS NEBLINAS, EM MOGI DAS CRUZES, OFERECE TOUR VIRTUAL DURANTE A QUARENTENA


    17/05/2020 10:52:22


    Para estreitar os laços com a natureza e estimular o ecoturismo durante a quarentena, o Parque das Neblinas, em Mogi das Cruzes, passou a oferecer um tour virtual. A atividade é realizada gratuitamente pela internet e permite que o visitante faça uma imersão completa pelo local considerado um paraíso ecológico da região.

    O som da água correndo no riacho dá as boas-vindas ao aventureiro que vai encarar a trilha. O espaço de sete mil hectares é o berço de várias espécies da fauna e da flora brasileiras. O parque também é o guardião da bacia do Rio Itatinga, que nasce na cidade e corta a Serra do Mar em direção a Bertioga, no litoral sul do Estado.

    Por causa da pandemia do coronavírus, o parque precisou ser fechado, mas uma visita virtual tem facilitado o contato com a natureza. O sistema conta com a realidade virtual em 360 graus, que se torna ainda mais surpreendente com um óculos de realidade aumentada.

    O tour fazia parte de um projeto do Instituto Ecofoturo e seria lançado junto com um livro, mas foi antecipado por causa da quarentena. De acordo com o diretor e superintendente Paulo Groke, a experiência é única e desperta muitos sentidos.


    “Essa sensação de estar na natureza, também é uma sensação que se relaciona a detalhes da paisagem, das aves, dos insetos, do som dessas aves. Do som do próprio rio correndo, do Rio Itatinga. O som é muito característico. Então a gente acredita que há um potencial muito forte nesses ambientes e é isso que a gente quer provocar a partir do momento que a gente receber os visitantes no parque da neblina", comenta.

    O vídeo tem em média dois minutos de duração e traz algumas interatividades. Uma delas é descobrir os nomes das espécies de plantas encontradas pelo caminho.

    “O instituto acredita na capacidade educadora desses espaços culturais. Então o primeiro passo é despertar o encantamento, isso é fundamental para um processo de trazer as pessoas para próximo da natureza e passar a trabalhar com conservação. Mas não podemos desperdiçar a oportunidade também para que o ambiente possa ser usado como espaço educador e por isso mesmo os nossos monitores, a nossa sinalização, provoca algumas informações mais relativas à complexidade, à biodiversidade da mata atlântica”, comenta Paulo.

    O passeio virtual já recebeu mais de 2,5 mil visitantes. Entre eles está a Fernanda Toledo, que é coordenadora de facilities e decidiu fazer algo diferente na quarentena.


    “O que eu mais achei interessante é o som da natureza, dos pássaros. Eu moro aqui em São Paulo, numa região próxima ao aeroporto de Congonhas. Nessa época está sem muitos aviões, mas é muito barulho de carro. Então escutar um pouco a natureza é bom, é gostoso”, declara.

    Fernanda conheceu o tour por meio de uma amiga. Agora ela diz que quando tudo voltar ao normal já tem um passeio marcado. “Já falei pra ela que a gente vai ter que ir lá fazer a trilha. Achei bem legal”, conclui a coordenadora.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias