Siga o Portal Alto Tietê
 
  • ARUJÁ E FERRAZ DE VASCONCELOS TAMBÉM TERÃO HOSPITAL DE CAMPANHA


    09/04/2020 14:42:33


    O Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) anunciou nesta quarta-feira (8), que as cidades de Arujá e Ferraz de Vasconcelos também terão hospital de campanha. Até o momento, somente Mogi das Cruzes, Poá e Suzano haviam anunciado a implantação de um equipamento.

    Segundo levantamento do consórcio, os hospitais vão gerar um total de 360 leitos de clínica médica e 10 de Centro de Terapia Intensiva (CTI).

    A maior estrutura está sendo montada em Mogi das Cruzes, onde a capacidade será de 200 leitos para casos leves e moderados. Mesma característica dos 80 leitos em implantação em Suzano, 30 de Arujá, 30 de Poá e 20 em Ferraz.

    “São unidades de referência que, se necessário, poderão dar suporte aos municípios menores, principalmente porque os prefeitos atuam de forma integrada e no apoio um aos outros”, ressaltou o presidente do Condemat, prefeito Adriano Leite.

    Além dos hospitais de campanha, já foi anunciada a ampliação de leitos nos hospitais estaduais na região e as prefeituras estão reforçando a estrutura das unidades municipais de saúde.

    Em Guararema, por exemplo, está sendo preparado um serviço de campanha, com triagem e exames, enquanto Santa Isabel criou uma unidade sentinela. “Esperamos que toda essa estrutura não precise ser utilizada, mas temos de estar preparados para evitar o colapso no sistema de saúde regional e dar a melhor assistência possível aos infectados”, acrescentou.

    Arujá
    De acordo com o Condemat, Arujá está com os estudos avançados para a implantação da unidade. Mas o local e o prazo ainda não foram divulgados.

    Ferrraz de Vasconcelos
    O Condemat informou que o hospital de campanha contará com 30 leitos, sendo 20 para casos leves e moderados e 10 de CTI (Centro de Terapia Intensiva) para pacientes mais graves.

    A unidade terá ainda um centro de triagem com 50 poltronas para essa finalidade, com expectativa de atendimento de 300 a 500 pessoas/dia em todo o complexo.

    O hospital de campanha de Ferraz vai funcionar no Ginásio de Esporte Professor Adão Dias dos Santos. O Condemat informou que a Prefeitura está na fase final do processo para iniciar a implantação.

    Mogi das Cruzes
    Em Mogi das Cruzes, o hospital de campanha é montado na Avenida Cívica, ao lado do Ginásio Municipal de Esportes, e a expectativa é de que fique pronto nos próximos dias.

    O local vai receber pacientes diagnosticados com coronavírus na cidade. A unidade terá 200 leitos que vão ser acomodados em 3 mil metros quadrados. O espaço vai ajudar a minimizar a ocupação dos leitos, principalmente no Hospital Municipal, referência no acolhimento de pacientes suspeitos.

    Poá
    Segundo a Prefeitura, o Centro Municipal de Especialidades (Ceme) está sendo adaptado para ser o hospital. A previsão é que ele comece a receber pacientes a partir de 15 de abril.

    Suzano
    O hospital de campanha deve começar a funcionar na segunda-feira (13), segundo a Prefeitura. A unidade atenderá casos de baixa e média complexidade da Covid-19 e funcionará no sistema "portas fechadas", com encaminhamento prévio dos pacientes.

    A estrutura está sendo montada na Arena Suzano. O objetivo, de acordo com a administração municipal, é que sejam liberados os leitos de alta complexidade para aqueles que precisarem de entubação.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias