O Mês da Cerveja Belga promete ser o pontapé para os eventos de recepção da seleção da Bélgica, que ficará hospedada em Mogi das Cruzes durante a realização da Copa do Mundo. Serão 42 dias de evento em 18 bares e restaurantes do município.
A programação terá início no dia 3 de junho e seguirá até 13 de julho. O cônsul belga, Didier Vanderhasselt, comparecerá à abertura do Mês da Cerveja, que será no Casarão do Carmo. Além da programação especial, a cidade preparou outros eventos, como o Festival Gastronômico, o tradicional Festival de Inverno, exposições e apresentações diversas.
De acordo com o cônsul belga, um evento parecido com o Mês da Cerveja Belga foi criado em São Paulo, mas, na capital, a programação teve a duração de uma semana. O coordenador de Turismo de Mogi, Fábio Barbosa, informou que serão sete rótulos diferentes oferecidos nos bares e restaurantes. "Cada rótulo conta com quatro ou seis tipos de cerveja. Vai depender de cada bar ou restaurante a escolha dos rótulos. Para o público, está é uma novidade, pois as cervejas belgas são mais fortes e encorpadas. Existem algumas com teor alcoólico de 12% ou 13%, que é o mesmo que costumam ter os vinhos. É um trabalho de degustação, que será feito principalmente para os dias de jogos da Bélgica", explicou.
Hoje, as escolas municipais de Mogi terão uma refeição diferente, o prato belga stoemp (purê de batata, linguiça e cenoura) será servido nas unidades. Os estudantes também receberam cartilhas que contam um pouco das histórias belga e mogiana. Foram entregues 40 mil exemplares.
Festival gastronômico
Outro evento que será inserido no período da Copa do Mundo é o Festival Gastronômico de Mogi, que ocorrerá de 10 de junho a 25 de julho, em parceria com o Sindicato Rural e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Serão 32 restaurantes envolvidos e o ingrediente de destaque para os pratos será o cogumelo.
Aproveitando o público que virá para a cidade, o tradicional Festival de Inverno também trará diversas atrações para o município. A cidade receberá ainda uma mostra de obras temáticas da Bélgica, que ficará no hall da Prefeitura de 11 a 27 de junho. No período, serão realizadas, ainda, apresentações de dança, música e o Festival do Minuto, que contará com exibições de vídeos no dia 18 de julho.
Para o prefeito Marco Bertaiolli (PSD), a vinda da seleção belga gera a possibilidade de criar um intercâmbio com o país, além de mostrar o potencial de Mogi para o Brasil e o mundo. "Estamos transformando este momento da Copa em um passo histórico para a cidade, aproveitando todos os intercâmbios que forem possíveis, como nas áreas cultural, esportiva, artística e econômica".
Turismo
O Guia Turístico de Mogi das Cruzes, elaborado pela Associação Comercial (ACMC), em parceria com a Prefeitura, foi lançado ontem na cidade. Dez mil exemplares foram impressos e serão distribuídos em diversos pontos da cidade, incluindo bares, restaurantes, hotéis e o Aeroporto Internacional de Guarulhos. O material tem informações sobre os pontos turísticos do município e Nmapas, além de dados sobre opções de comércios de Mogi.
O lançamento do guia foi realizado com a presença do cônsul belga, o prefeito e a presidente da ACMC, Tânia Fukusen. O material elaborado pela entidade está em português e em inglês.
Fonte: Mogi News