SANTA ISABEL NÃO TEM NENHUM CASO CONFIRMADO DE H1N1, PREVENÇÃO É O MAIS IMPORTANTE.


 

Lavar bem as mãos, higienizar corretamente as frutas, evitar ambientes fechados e mantê-los sempre arejados, cobrir com papel a boca ao tossir ou espirrar, ou lavar as mãos após o ato, são algumas das recomendações da secretaria municipal de Saúde de Santa Isabel. Segundo Estela Santana da Silva, diretora do Departamento de Higiene e Prevenção a Saúde (DHPS), o município não tem nenhum caso confirmado de gripe H1N1 e não há motivo para pânico, mas é preciso se prevenir.
Com nove notificações de suspeitas da gripe Influenza A, sendo três importadas de outros municípios, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio da Secretaria de Saúde, tem investido em medidas preventivas a fim de alertar a população sobre os riscos da gripe. Esta semana, os profissionais de saúde do município receberam a dose da vacina, na próxima semana será a vez dos grupos prioritários.
Dia 11 de abril, segunda-feira, deverá ter início a vacinação das crianças menores de cinco anos, idosos, gestantes, puérperas, que tenham dado a luz há até 45 dias, já os doentes crônicos que apresentarem carta médica de recomendação da vacina ou receituário de remédio de uso contínuo, serão vacinados no dia 18 de abril. No dia 30 de abril será realizado o “Dia D” de vacinação da gripe Influenza A para este grupo. A Prefeitura esclarece que todas estas ações são norteadas pela secretaria de Saúde do Estado, que elaborou este calendário.
Segundo Estela, em breve serão adquiridos dezenas de unidades de dispenser de álcool em gel, para serem fixados em todas as unidades de saúde, nos corredores e consultórios. Os profissionais irão incentivar o uso destes por parte dos pacientes: “Além disso, estamos realizando palestras de conscientização com grupos educativos, de gestantes, idosos, diabéticos, entre outros. No bate papo abordamos temas como métodos preventivos, sintomas e esclarecimento sobre a vacinação.
Outras dúvidas podem ser sanadas em qualquer unidade de saúde ou através do telefone da secretaria municipal de Saúde: 4656-4444.


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.