Cerca de vinte funcionários da Secretaria Municipal de Saúde participaram de oficina que abordou temas relacionados à "Saúde do Trabalhador". As aulas foram ministradas por uma dupla de psicólogas do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), que ofereceu o curso em parceria com a Prefeitura de Santa Isabel, através da Secretaria de Saúde.
Cleide Regina Cardim e Rosa Maria Monteiro Ferreira do Amaral, psicólogas e responsáveis pela oficina, esclareceram que o objetivo da ação foi capacitar os funcionários para identificar focos que causam adoecimento nos funcionários e passar o caso para o Cerest avaliar. Entre o conteúdo trabalhado estava o "processo saúde/doença", os "conceitos de saúde do trabalhador" e o "papel do Cerest". A oficina teve duração de três horas e, além de exibição de vídeos e palestra, também contou com atividades em grupos.
Participaram da ação, funcionários da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), do setor de zoonoses, de endemias e representantes das unidades básicas de saúde. Nádia Aparecida Leite é responsável técnica na UPA e aprovou o curso: "Adorei a oficina, até mesmo por ser uma experiência nova. Também é uma chance de esclarecer dúvidas, além disso, conhecimento é sempre bem-vindo", diz.
Edilaine Siqueira é fiscal da Vigilância Sanitária e diz que a oficina foi importante para aprofundar no assunto "Estou achando legal a oportunidade de rever esses assuntos, já sabíamos um pouco por fazermos parte da Vigilância, mas com certeza vai agregar em nosso dia a dia", explica.
Cerest
Criado a partir da Portaria Ministerial 1.679/2002, os Centros de Referencia em Saúde do Trabalhador (CERESTs), juntamente com as áreas técnicas de Saúde do Trabalhador, nos âmbitos estaduais e municipais de saúde, têm o papel de prover retaguarda técnica especializada para o conjunto de ações e serviços da rede SUS.