Durante as festividades comemorativas ao 183 aniversário de Santa Isabel, a cooperativa Cata Papel, juntamente com a Prefeitura de Santa Isabel, realizou um sistema especial de coleta de materiais e cerca de 500 quilos de recicláveis foram recolhidos do local onde ocorreu a 23ª Festa do Peão.
Entre os materiais, estão latas de alumínio, papelão e garrafas que foram recolhidos, triados e já vendidos. O montante recolhido nos quatro dias de festa representa o trabalho de duas semanas em dias normais. No esquema de trabalho que envolveu sete catadores, foi gerado um lucro de cerca de R$ 600,00 divididos entre os cooperados.
Para que o sistema especial fosse montado, os catadores se subdividiram em pequenos grupos, onde alguns coletavam os materiais, enquanto outros separavam. A Prefeitura de Santa Isabel, além de ceder espaço físico para a associação, também ficou encarregada de prestar um serviço de assessoria, prestando orientações a respeito da venda dos materiais.
Segundo Jorge Eduardo Oliveira de Alvarenga, coordenador da coleta seletiva da Secretaria de Meio Ambiente, além de proporcionar uma oportunidade a mais aos catadores, a ação também é positiva por divulgar o trabalho dos catadores e permitir que mais pessoas entrem para a cooperativa: “Toda essa iniciativa foi possível graças a somatória de esforços da Secretaria de Meio Ambiente, por meio da secretária, Sandra Igarasi e do diretor de Trânsito, Reinaldo Nunes Pedroso.
Na opinião do prefeito, Pe. Gabriel Gonzaga Bina, o trabalho de coleta seletiva tem sido de grande importância para o desenvolvimento do município: “O benefício não acontece apenas no cenário ambiental, mas também no quesito socioeconômico por empregar as pessoas que têm na cooperativa seu ganha pão. Enfim, só benefícios vindo desse trabalho tão importante”, elogia.