Técnicos da CODASP orientam funcionários da Prefeitura
O conhecido Bairro da Pedra Branca por sua marca ser uma enorme rocha, para quem vê e visita o local, divide seu espaço com o Parque do Itaberaba.
O local que acolhe chácaras, sítios e muitas residências, é sustentado na sua grande maioria por sua própria mão de obra, oriunda da agricultura. Bem afastado do centro de Santa Isabel, o Bairro está localizado em meio a muitas riquezas naturais.
O local foi afetado durante anos com a falta de manutenção, as ruas ou acessos, sempre foram difíceis devido aos buracos em tempos secos, e em épocas de chuva, a lama que prejudicava o transporte em geral.
Passando diariamente pelo local, ônibus, carros, motos e até caminhões, a Prefeitura Municipal de Santa Isabel realizou em conjunto com a CODASP (Companhia de Desenvolvimento Agrícola de São Paulo), melhorias na estrada garantindo o fácil acesso dos automóveis e o escoamento da água da chuva que causava as erosões e as lamas na estrada.
Depois de algumas reuniões realizadas no ano de (2013) no Gabinete do Prefeito, o Governo do Estado de São Paulo, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, Secretaria Municipal de Planejamento e Obras, Secretaria de Serviços Municipais, firmaram o convenio com a Empresa CODASP e os trabalhos se iniciaram no mesmo ano.
Com o prazo de entrega da obra sendo de nove meses, a mesma foi concluída em apenas quatro. Os moradores do Bairro Pedra Branca puderam enfim, desfrutar de uma Estrada que recebeu total manutenção com mais segurança e trafegabilidade.
A obra que custou aos cofres públicos 1milhão e 600 mil reais, garantiu a reforma de 11 km de estrada de terra.
Com o passar de oito meses depois da conclusão da obra, os técnicos da CODASP visitaram o local. Na manhã de (23/02) por volta das 10h, os responsáveis analisaram o solo e todo o material que foi utilizado na via.
Sendo uma espécie de pó de pedra, o material é conhecido como brita de número 1,2 e 3. Assim que misturadas umas com as outras, a consistência do produto se torna mais forte quando jogados na terra e compactados com o devido maquinário. Todo esse processo garante a qualidade do trajeto e mais segurança para os condutores de veículos.
No local, alguns pontos para a manutenção da estrada foram constatados pelos técnicos, que orientaram a equipe da prefeitura na maneira correta para a conservação.
Ainda na manhã desta última segunda-feira, 23, logo depois da vistoria, os técnicos da empresa CODASP, seguiram para o Gabinete do Prefeito para reunião com o Administrador Municipal.
Segundo os membros da CODASP, nenhum problema grave ou alarmante foi considerado. Os técnicos ainda observaram alguns procedimentos que devem ser adotados para a conservação.
De acordo com a prefeitura, a manutenção da Estrada deverá acontecer periodicamente.
Objetivos do Programa Melhor Caminho
Readequação das plataformas das estradas rurais de terra, com ou sem a elevação do “greide estradal”, para a implantação de sistema de drenagem superficial eficiente.
Melhorar as condições de suporte e rolamento das pistas das estradas rurais com a execução de revestimentos primários. Dotar pontos de deságue das estruturas que evitem a ocorrência de processos erosivos nas propriedades lindeiras, como terraços ou bacias de captação, favorecendo a infiltração das águas pluviais e a recarga do lençol freático.
Benefícios
Estradas rurais de terra com boas condições operacionais e de conforto, segurança e trafegabilidade aos usuários. Preservação dos recursos naturais, especialmente a água e o solo. Com essa ação acontece a redução dos processos erosivos e o assoreamento do curso d’água.
Diante a todo o processo de benefícios com o Programa Melhor Caminho, o mais visível é a redução do custo de conservação e prolongamento da vida útil da estrada.
Finalização da obra
Com todo o processo de realização da obra, os trabalhos só são considerados acabados assim que os membros da Secretaria de Agricultura realizam a inspeção de todo o terreno ou estrada. Após os procedimentos, a Prefeitura do município assina um termo técnico de recebimento da obra atestando que a mesma foi executada de acordo com o solicitado.