Com um sistema de água muito antigo e com parte da tubulação de amianto, a Prefeitura de Santa Isabel, busca incansavelmente soluções para o abastecimento de água do município desde o inicio da gestão em 2013.
Mais uma vez o prefeito, Pe. Gabriel Bina cobrou um posicionamento da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo – SABESP, na pauta do encontro realizado na sede da empresa na tarde desta quarta-feira, (18/02), o prefeito apresentou uma lista de solicitações e propôs uma nova negociação com o objetivo de solucionar os antigos problemas do município.
O prefeito foi recebido pelo diretor de sistemas regionais, Luiz Paulo de Almeida Neto, acompanhado do assistente executivo da companhia, Plínio Montoro Filho.
Luiz Paulo ouviu atentamente as reivindicações do prefeito e se comprometeu em analisar as propostas apresentadas de forma emergencial.
Entenda o problema.
Com aproximadamente 15.000 ligações de água o município de Santa Isabel sofre com a falta de investimentos no setor nas últimas décadas, uma verdadeira bomba relógio que foi acionada após a crise hídrica que atingiu a região sudeste do País.
Atualmente o município tem em média 54.000 habitantes e possui um sistema de abastecimento muito antigo e que não estava preparado para tamanha demanda.
Outro grande desafio do município é o tratamento do esgoto, hoje lançado em sua totalidade na Represa do Jaguari.
Medidas adotadas.
Desde o inicio de 2013, o Governo Municipal vem se esforçando para firmar parceria com a SABESP e lutando para que as obras necessárias comecem o mais rápido possível.
Trabalhando no presente e pensando no futuro, a administração municipal, trabalhou de forma enérgica para dar andamento na construção da ETE – Estação de Tratamento de Esgoto, que é o resultado de um acordo entre a prefeitura de Santa Isabel e o governo do Estado de São Paulo, que assinaram um Convênio para a construção da Estação de Tratamento de Esgoto, que segue na sua edificação.
Decreto de situação emergencial; locação de caminhão pipa; campanhas de conscientização de consumo; captação em reservatórios particulares; perfuração de poços artesianos e inúmeras outras medidas foram colocadas em prática para minimizar a circunstância.
Entre todas as medidas adotadas, as frequentes idas ao Governo do Estado e a SABESP registram a luta incansável da prefeitura de Santa Isabel na busca de soluções para os problemas antigos do município.
O objetivo é trabalhar e solucionar os problemas do presente e preparar um futuro bem melhor, visando o crescimento e desenvolvimento do município.