CRISE DA ÁGUA É DISCUTIDA POR PREFEITOS DA GRANDE SÃO PAULO


 

Na manha de hoje,(28/01), o prefeito de Santa Isabel, Pe. Gabriel Gonzaga Bina(PV), participou da reunião com outros 29 prefeitos da grande São Paulo, na pauta a crise da água no Estado de São Paulo.
A reunião na Praça das Artes, no Centro, foi convocada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga.
Os prefeitos apresentaram a proposta de criação de um comitê para acompanhar a crise hídrica, um plano de contingência e um plano de comunicação.
Os prefeitos pedem que a instalação do comitê de crise seja imediata e que o plano de contingência esteja ligado diretamente à previsão de quantidade de chuvas, além de um plano de comunicação mais eficaz.
O prefeito de Santa Isabel lembrou-se do esforço que a administração municipal vem fazendo desde o inicio de sua gestão em janeiro de 2013.
Desde janeiro de 2013 o Governo Municipal vem se esforçando para firmar parceria com a Sabesp. Em outubro de 2013, foram contratados caminhões pipa e campanhas de conscientização de consumo entraram em prática.
Ainda em outubro de 2013, a captação de água de reservatórios particulares e a perfuração de poços artesianos foram iniciadas. Em dezembro de 2013 a administração decretou o “ Uso controlado da água potável dentro do território municipal”
.
De abril a julho de 2014, a Prefeitura manteve um cronograma de reuniões com a Sabesp e no dia 03 de julho, o Governador de São Paulo assinou a autorização para o convênio com a Companhia.
Em agosto de 2014, a Prefeitura construiu um enrocamento na Represa do Jaguari, para garantir o abastecimento do município.
Em outubro de 2014, uma medida emergencial foi adotada pelo Governo Municipal, iniciou-se a captação de água bruta da represa, através de tubos de alumínio para o abastecimento da ETA1, garantindo o abastecimento para toda a cidade.
No ultimo dia, (20/01), o prefeito, Pe. Gabriel Gonzaga Bina, participou de reunião com representantes da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O encontro foi realizado nas dependências da própria Sabesp e contou com a participação do Diretor da Companhia, Luiz Paulo e o assistente executivo da companhia, Plinio Montoro. O município vem buscando incansavelmente diversas alternativas para tentar sanar os problemas no abastecimento de água, mas devido a tubulação muita antiga (canos de amianto) as dificuldades só aumentam.
Na tarde de ontem, (27/01),o prefeito de Santa Isabel, Pe. Gabriel Gonzaga Bina(PV),acompanhado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (Solidariedade),estiveram com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, para pedir apoio na construção de uma barragem permanente na represa Jaguari.

Prefeitura Municipal de Santa Isabel


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.