Na manha de hoje,(28/01), o prefeito de Santa Isabel, Pe. Gabriel Gonzaga Bina(PV), participou da reunião com outros 29 prefeitos da grande São Paulo, na pauta a crise da água no Estado de São Paulo.
A reunião na Praça das Artes, no Centro, foi convocada pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad e contou com a presença do secretário de Recursos Hídricos do Estado, Benedito Braga.
Os prefeitos apresentaram a proposta de criação de um comitê para acompanhar a crise hídrica, um plano de contingência e um plano de comunicação.
Os prefeitos pedem que a instalação do comitê de crise seja imediata e que o plano de contingência esteja ligado diretamente à previsão de quantidade de chuvas, além de um plano de comunicação mais eficaz.
O prefeito de Santa Isabel lembrou-se do esforço que a administração municipal vem fazendo desde o inicio de sua gestão em janeiro de 2013.
Desde janeiro de 2013 o Governo Municipal vem se esforçando para firmar parceria com a Sabesp. Em outubro de 2013, foram contratados caminhões pipa e campanhas de conscientização de consumo entraram em prática.
Ainda em outubro de 2013, a captação de água de reservatórios particulares e a perfuração de poços artesianos foram iniciadas. Em dezembro de 2013 a administração decretou o “ Uso controlado da água potável dentro do território municipal”
.
De abril a julho de 2014, a Prefeitura manteve um cronograma de reuniões com a Sabesp e no dia 03 de julho, o Governador de São Paulo assinou a autorização para o convênio com a Companhia.
Em agosto de 2014, a Prefeitura construiu um enrocamento na Represa do Jaguari, para garantir o abastecimento do município.
Em outubro de 2014, uma medida emergencial foi adotada pelo Governo Municipal, iniciou-se a captação de água bruta da represa, através de tubos de alumínio para o abastecimento da ETA1, garantindo o abastecimento para toda a cidade.
No ultimo dia, (20/01), o prefeito, Pe. Gabriel Gonzaga Bina, participou de reunião com representantes da Sabesp - Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo. O encontro foi realizado nas dependências da própria Sabesp e contou com a participação do Diretor da Companhia, Luiz Paulo e o assistente executivo da companhia, Plinio Montoro. O município vem buscando incansavelmente diversas alternativas para tentar sanar os problemas no abastecimento de água, mas devido a tubulação muita antiga (canos de amianto) as dificuldades só aumentam.
Na tarde de ontem, (27/01),o prefeito de Santa Isabel, Pe. Gabriel Gonzaga Bina(PV),acompanhado pelo deputado estadual Luiz Carlos Gondim (Solidariedade),estiveram com o superintendente do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), Ricardo Borsari, para pedir apoio na construção de uma barragem permanente na represa Jaguari.
Prefeitura Municipal de Santa Isabel