A prefeitura municipal de Santa Isabel, através da secretaria municipal de saúde, divulgou nesta semana o reforço nas ações de combate ao mosquito Aedes Aegypt, que além da Dengue é o responsável pela transmissão da Chikungunya.
A secretaria informa que asações de combate a endemias não podem ser interrompidas, “É de extrema necessidade a continuidade e a intensificação das ações de enfrentamento à Dengue, e agora ao Chikungunya que também é transmitido pelo Aedes Aegypti, mesmo causador da dengue e pelo Aedes albopictus, principalmente neste período de calor e aumento das chuvas”, disse, Estela Barbosa, diretora do departamento de higiene e prevenção a saúde.
Ações no combate a Dengue
A equipe de combate a endemias trabalha durante todo o ano, porém é necessária a participação de cada morador, para que se tenha a eliminação dos criadouros do mosquito, essa é a medida mais eficaz para evitar surtos da doença.
Casa a casa são realizadas as visitas domiciliares, com o objetivo de orientar no combate e eliminar supostos criadouros do mosquito, assim como controle mecânico quando se fizer necessário, além de panfletagem e palestras.
Dicas para a manipulação de alimentos
Cheque o prazo de validade dos alimentos, o acondicionamento e suas condições físicas, como aparência, consistência e odor.
Limpe bem os utensílios utilizados na preparação dos alimentos;
Lave as mãos antes e durante a preparação dos alimentos;
Use água ou gelo apenas de procedência conhecida;
Alimentos prontos que serão consumidos posteriormente devem ser armazenados sob-refrigeração;
Cozinhe completamente, carnes, frangos, ovos e peixes;
Separe alimentos crus dos cozidos ou prontos para comer e utilize utensílios diferentes para cada um deles. É que, se contaminados, os alimentos crus podem transferir os micro-organismos aos outros ingredientes durante a preparação;
Pescados e mariscos oferecem riscos, pois podem estar contaminados com toxinas que permanecem ativas mesmo depois de cozidos;
Evite consumir pratos que contêm ovos crus ou mal cozidos, como gemadas, ovos fritos moles e maionese caseira. Também não consuma sorvetes de procedência duvidosa.
O que fazer quando identificado casos de diarreia?
Todos os casos de diarreia devem ser notificados em uma Unidade de Saúde, porém somente se houver surtos em instituições como creche, empresas, escolas, e que o local receberá a visita de profissionais para identificar a causa, e na presença de diarreia com sangue é monitorado caso a caso.