Após a consulta pública realizada no salão nobre da Câmara Municipal que reuniu dezenas de pessoas, que puderam opinar sobre seu deslocamento diário e as melhorias que podem ser implantadas. A empresa TC Urbes, contratada através de processo licitatório, inicia o processo para a elaboração do Plano de Mobilidade e promoveu também a consulta pública através do preenchimento do questionário de demanda manifesta com questões respondidas pela polução de Santa Isabel e visitantes, os pesquisadores estiveram durante alguns dias coletando dados e realizaram entrevistas nas áreas centrais da cidade, o formulário também esteve disponível nas redes sociais.
De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito, Domingos Martins, o Plano de Mobilidade Urbana visa atender a uma Lei Federal: “A Lei 12.587, de 3 de janeiro de 2012 obriga os municípios acima de 20 mil habitantes a elaborar o Plano de Mobilidade Urbana até 2015”. Segundo o Secretário a não conclusão do Plano na data prevista impedirá o município de receber recursos do Ministério das Cidades.
“Além de atender as exigências legais, o Plano melhorará a qualidade de vida em Santa Isabel, visto que o crescimento do município aumenta a necessidade de mudanças no trânsito”, salientou o Secretário.