AUMENTA ÍNDICES DE ATENDIMENTO NO SUS


 

A Secretaria de Saúde de Santa Isabel registrou aumento de 75,94% no número de atendimentos nas unidades básicas (UBS’s), com 32.932 no primeiro quadrimestre de 2014. Já a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), perto de completar dois anos desde a sua inauguração, só no mês de maio a atendeu 8.440 isabelenses, o equivalente a 16% dos habitantes do município.


Durante a última reunião do Conselho Municipal de Saúde, realizada no dia 18, o provedor da Santa Casa de Misericórdia, Benedito Ribeiro, destacou que aumenta o número de atendimentos da UPA, mas os repasses continuam os mesmos. Em resposta, o secretário Leonardo Aquino Diniz prometeu tomar providências e cobrar melhorias da organização social (O.S.) Santa Marcelina, que administra as Estratégias e Saúde da Família – ESF’s no município.


“Após avaliar os dados do 1º quadrimestre de 2013 em comparação aos de 2014, constatamos um aumento de apenas 2,68% nos atendimentos da UPA, com 30.901 consultas em 2014. Na Santa Casa o aumento foi de 5,81%, com 9.010 atendimentos este ano. Nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) o aumento é maior: 75,94%, com 18.717 consultas no 1º quadrimestre de 2013, e 32.932 em 2014”, informa a secretaria de Saúde.


De acordo com a assessoria de imprensa, estes dados refletem o esforço desta administração em modernizar e organizar os fluxos internos, garantindo atendimento médicos em todas as ESF’s.


“Estamos finalizando os projetos de reformas e compra de equipamentos para que os munícipes recebam o tratamento na própria UBS, sem a necessidade de ir à UPA para receber uma medicação injetável, por exemplo”, explica o Secretário de Saúde, acrescentando: “dizer que a falha na atenção básica aumenta os atendimentos da UPA não tem sustentação ao observarmos os números gerais da saúde na cidade”, garante. Leonardo reconhece a necessidade da secretaria melhorar o índice de resolutividade das Unidades Básicas, “uma vez que a proporção entre atendimentos de urgência e emergência não é o ideal”, admite.


Finalidade da UPA
De acordo o administrador da UPA, Daniel Frugoli, em maio a unidade atendeu 8.674 pessoas, destas, 8.440 são moradores de Santa Isabel. Somente do Bairro Jardim Eldorado, o único do município que possui duas equipes de Estratégia de Saúde da Família, foram 979 pacientes em maio.


A secretaria de Saúde informa que o Jd. Eldorado é campeão de atendimento na UPA porque é um bairro muito populoso e com grandes vulnerabilidades. “As consultas médicas nesta unidade tiveram aumento de 283,4% em relação ao 1º quadrimestre de 2013, sendo 1.983 no ano passado e 5.620 em 2014”. A prefeitura salienta que em breve a unidade Jd. Eldorado será reformada para ampliação da estrutura física.


Ao todo, em maio a UPA realizou mais de 33 mil procedimentos. Em seus registros, a Unidade atendeu 1.842 pessoas com infecção aguda das vias aéreas, 472 com amigdalite aguda, 421 com hipertensão, 327 com gastroenterite e, entre outras enfermidades, a UPA atendeu 909 pacientes com dores de cabeça, febre, conjuntivite, tosse e dor lombar.
Na ocasião da inauguração da UPA, a secretaria de Saúde ressaltou que os casos de atenção básica à saúde devem ser feitos nas UBS’s dos bairros.


É de competência da UPA:
Estabilização de pacientes em quadros de emergência, bem como sua remoção para um hospital;
Atendimentos de casos de média e baixa complexidade;
Apoio médico às unidades básicas ou intermediárias;
Realização de exames somente para diagnosticar casos graves;


Não é de competência da UPA:
Consultas médicas de rotina;
Atendimentos de pessoas que não apresentem urgência médica;
Troca de curativos e retirada de pontos;
Realização de exames de rotina;
Realização de procedimentos cirúrgicos e internação de pacientes (que devem ocorrer em hospitais com estrutura adequada);
Troca de receitas ou de pedidos de exames.


Fonte Jornal O Ouvidor


Enviar para um amigo
Imprimir

Clique nas fotos para ampliar-lar.