Siga o Portal Alto Tietê
 
  • ITAQUÁ ENCERA PALESTRAS DO EMPODERAMENTO FEMININO E LEI MARIA DA PENHA


    27/03/2019 20:40:04


    A Secretaria de Políticas para Mulheres encerrou hoje, 27, o ciclo de palestras realizadas neste mês de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 8. Sob a temática do empoderamento feminino e as leis criadas para proteção das vítimas de violência doméstica, milhares de mulheres atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), escolas, Casa Aberta e Instituto Federal de São Paulo passaram a conhecer seus direitos e serem multiplicadoras de informação.

    O Cras do Quinta do Boa Vista recebeu hoje, 27, as duas últimas palestras. O público foi de cerca de 160 pessoas beneficiárias de programas de transferência de renda. A secretária de Política para Mulheres e primeira dama, Joerly Nakashima, a dona Jo, abriu o debate com o público e enfatizou a importância do empoderamento feminino, da participação da mulher na política e prestou informações de como a secretaria tem atuado em prol do público feminino.

    Durante todo o mês, as palestras abordaram temas como a cultura do machismo e quais os tipos de violência. Outro aspecto em destaque é a necessidade da profissionalização das mulheres para que possam ter uma independência financeira, o que facilita na hora de uma separação do agressor e um recomeço com os filhos.

    A Lei Maria da Penha – que torna mais rigorosas as penas de agressores quando ocorridas no âmbito doméstico e familiar – é ainda a mais popular e mais mencionada pelo público durante as palestras. Mas há outras legislações que complementam o atendimento da mulher vítima de violência como a Lei do Minuto Seguinte – que obriga equipamentos públicos de saúde a oferecer atendimento humanizado e imediato a mulheres que sofreram violência sexual. O objetivo é que ao saber dos seus direitos denunciem os agressores e saiam desse ciclo da violência.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias