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  • CRISE NA ÁREA DA BELEZA – LENDA OU REALIDADE?


    21/02/2019 16:39:51


    Ouvi uma frase hoje que me intrigou:
    “Existe uma LENDA que não há crise na área da beleza!”

    Será que é verdade?Vamos aos fatos:

    1. O brasileiro é o terceiro país mais vaidoso do mundo, ficando apenas atrás dos Estados Unidos e da China.

    2. Números da ABIHPEC – Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos teve em 2018, um crescimento de 2,77% em relação à 2017.

    3. A Beauty Fair – maior feira da área da beleza, realizada em setembro de 2018 em São Paulo, apresentou um aumento de 60% nas vendas em relação ao ano anterior.

    4. Segundo dados da Euromonitor Internacional, nos últimos cinco anos, houve um aumento de 30% nas vendas de cosméticos direcionados aos homens.

    5. Segundo o IBGE, o setor da beleza está entre os 10 principais segmentos do varejo e não apenas impulsionados pelo público feminino, observamos hoje um aumento considerável do público masculino também.

    Entre tantos outros dados estatísticos, esses já nos mostram a realidade desse mercado no Brasil. Basta olharmos para os salões de beleza, esmalterias, clínicas de estética e barbearias que estão sempre com movimento de clientes e apresentando um crescimento visível.

    O Brasil passou nos últimos anos por mais um momento turbulento em sua economia e claro que isso também refletiu nesse setor. Mas observamos uma leve diminuição no ticket médio de cada cliente. Ou seja, o cliente passou a gastar um pouco menos, mas não deixou de ir em busca de uma aparência mais bem cuidada.

    Em contrapartida, o público masculino, nesse mesmo período apresentou um comportamento inverso, investindo mais nos cuidados com seu cabelo, sua barba e até seu corpo. A procura do público masculino por tratamentos capilares e estéticos aumentou muito nos últimos anos, revelando um aumento de 30% nas vendas de cosméticos.

    Podemos observar que, mesmo com o aumento considerável do público masculino, o mercado da beleza ainda é movido pelo público feminino. Isso explica o constante crescimento do mercado, mesmo em meio à crise.

    Uma pesquisa realizada pelo Instituto Gallup, mostra que 61% dos brasileiros relacionam aparência física com sucesso. Podemos observar também, que a mulher está crescendo no mercado de trabalho. Sabendo da importância da aparência e da valorização que o brasileiro dá a isso, a mulher para se manter bem no mercado de trabalho, investe nos cuidados com sua aparência.

    Vemos também que as mulheres no mundo corporativo ganham 30% menos que os homens, e que em muitas famílias houve ao longo dos anos uma inversão, levando os homens para dentro dos lares e as mulheres ao mercado de trabalho. Mais um motivo para que as mulheres cuidem muito de sua aparência para se manterem reconhecidas no mercado já tão competitivo.

    Nesse cenário, o empresário do ramo que cuidou da fidelização de seus clientes, acompanhou as novidades do mercado, investiu em parcerias e ações pontuais de marketing e valorizou a relação com seus profissionais, manteve-se e até atingiu um crescimento em seu faturamento, com a conquista de novos clientes.

    Assim, podemos dizer que não é lenda, o mercado da beleza é um dos que menos sentiu a crise e projeta ainda um crescimento maior para o ano de 2019.

    Prepare-se!



    Profa. Ms. Giovana Quini
    Coach, Palestrante e Mentora - Especialista em Profissionais e Empresas da Área da Beleza. Professora Universitária na área de Administração de Empresas
    Instagram - @gi.quini
    Site – www.giovanaquini.com


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