Siga o Portal Alto Tietê
 
  • SANTA ISABEL REALIZA PALESTRAS NAS ESCOLAS MUNICIPAIS SOBRE DOENÇAS INFECTO-CONTAGIOSA


    14/11/2018 09:50:21


    Com o objetivo de conscientizar e alertar professores, pais e alunos, a Prefeitura de Santa Isabel, por meio das Secretarias Municipais de Saúde e Educação em parceria com a Sociedade Beneficente Caminho de Damasco – SBCD, tem realizado palestras nas escolas municipais sobre os fatores de risco para as doenças infecto-contagiosas.

    As unidades escolares: Creche Vila Guilherme; EMEF Oscar Ferreira de Godoy; EMEE Sérgio Alves Porto; EMEF Hyeróclio Eloy Pessoa Barros; EMEF João José de Almeida Filho; EMEF Vereador Luiz Benedito e EMEB Prefeito Waldir José Cabral Saueia receberam palestras nesta semana.

    As doenças infecciosas podem ser adquiridas por meio do contato direto com o agente infectado, com água ou alimentos contaminados, através da via respiratória, relação sexual ou ferimentos causados por animais. Na maioria das vezes essas doenças também podem ser transmitidas para outras pessoas, sendo denominadas doenças infecto-contagiosas e Conjuntivite; catapora; caxumba; piolho; escabiose; impetigo, gastroenterite e síndrome mão-pé-boca são algumas delas.

    Para a prevenção é necessário: lavar as mãos com frequência, principalmente antes e após as refeições e ao utilizar o banheiro; possuir a carteira de vacinação atualizada; evitar usar o sistema de ar quente para secar as mãos, pois favorece o crescimento dos germes; conservar a comida na geladeira e manter os alimentos crus guardados bem separados dos cozidos; manter a cozinha e o banheiro limpos, pois são os lugares em que podem ser encontrados microrganismos em maior quantidade; levar os animais de estimação ao veterinário, mantendo suas vacinas em dia e evitar o compartilhamento de objetos pessoais, como escovas de dente ou lâminas.

    “Todas as escolas da cidade receberão palestras ministradas pelos nossos profissionais da saúde. O público-alvo são os professores, pais e alunos com o objetivo de entenderem o que são essas doenças contagiosas, como ocorre a transmissão, como deve ser a prevenção e quais são os possíveis tratamentos”, ressaltou a Secretária Municipal de Saúde, Estela Santana.

    Fotos: Divulgação


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias