ARUJÁ BIRITIBA FERRAZ GUARAREMA ITAQUÁ MOGI POÁ SALESÓPOLIS STA.ISABEL SUZANO TEL:.011  9 9766 5760

 

. . . . Redação:11 - 9 9766 5760 

VIVEIRO MUNICIPAL RECEBE PRIMEIRA VISITA MONITORADA

19/06/2018 16:27:20

Nesta terça-feira (19/06), 29 alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola do Sesi conheceram o local, tiveram aulas, assistiram a um vídeo e aprenderam a semear



O Viveiro Municipal Tomoe Uemura recebeu na manhã desta terça-feira (19/06) estudantes da escola do Sesi de Suzano. Essa foi a primeira visita monitorada desde 8 de abril, quando houve a inauguração da unidade, que fica no Jardim Imperador, ao lado do Parque Max Feffer. O local é administrado pela Diretoria de Parques, Praças e Jardins, vinculada à Secretaria Municipal de Administração.



A visita monitorada leva em torno de duas horas. Na oportunidade, os alunos tiveram breves aulas teóricas sobre plantio, produção e compostagem. Ainda dentro da programação, conheceram também o minhocário e assistiram a um vídeo pedagógico sobre a importância da preservação ambiental. Na aula prática, as crianças aprenderam a plantar sementes de girassol e receberam orientação sobre todos os cuidados para manter as plantas que serão cultivadas em pneus na própria escola.



Atualmente, o viveiro tem cem espécies de mudas floríferas e frutíferas. Qualquer entidade pode agendar uma visita. “Um dos principais objetivos é buscar multiplicadores para a nossa ideia, que é engajar o cidadão para que saiba da importância dele na construção da cidade em que quer viver, participativa. Aqui se torna um grande quintal deles, onde os visitantes aprendem a vida em sociedade, autoestima, amor ao próximo e respeito à natureza e a todos os seres”, relatou o diretor de Parques, Praças e Jardins, Márcio Alexandre de Souza.



Nesta terça-feira, o Viveiro Municipal recebeu 29 alunos do 3º ano do ensino fundamental da escola do Sesi de Suzano. Um dia diferente que complementou o conteúdo didático trabalhado recentemente na semana do meio ambiente. “Muitos moram em apartamento e não têm essa relação com plantas e animais. Aqui tem muita coisa que eles conseguem ver e vivenciar e fica mais fácil trabalhar a conscientização, que é muito importante”, frisa a professora Cleide Cassiano.



Para participar e agendar uma visita, basta comparecer ao Viveiro Municipal, que fica localizado na avenida Senador Roberto Simonsen, 340, no Jardim Imperador, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17horas.



Arborização

O diretor de Praças, Parques e Jardins da Prefeitura de Suzano reforçou também que está aberta ao público a participação no plano de arborização urbana, com árvores nativas e frutíferas. Basta apresentar os documentos necessários (comprovante de residência, RG ou CPF), uma foto do espaço público que se pretender revitalizar e assinar um termo de responsabilidade. De acordo com Souza, cerca de 3 mil mudas já foram doadas por meio do programa. “Nós fazemos um estudo do espaço, indicamos a espécie ideal para o local, fornecemos a muda e o cidadão é responsável pelo plantio e manutenção dessas plantas”, explicou.



Vários pontos do município já passaram por essa revitalização, como o Ecoponto do Parque Maria Helena, a Praça São Paulo, na Cidade Edson, e as praças do viaduto Leon Feffer. Atualmente, o Parque Max Feffer também recebe mudas de árvores nativas e frutíferas – serão 2 mil no total. No trecho, atrás do Viveiro Municipal, foi implantado um passeio público para que os visitantes possam caminhar entre as árvores no futuro. As espécies cujas mudas estão sendo plantadas no local são Ipê, Cerejeira, Pau D’Álho, Aroeira, Araçá, Pau-Brasil, entre outras.



Além de garantir uma Suzano mais arborizada a médio e longo prazos, o objetivo, segundo o diretor, é pleitear junto ao governo do Estado a certificação do Programa Município Verde Azul, concedida às cidades que apresentem eficiência na gestão ambiental e executem políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável.





Crédito das fotos: Irineu Junior/Secop Suzano


Imprimir

 




Portal Alto Tietê

 

 

O portal Alto tietê se destaca entre os sites da região por possuir além do mais completo guia de Compras e Serviço, conteúdo referente a diversos assuntos.


E-mail:portal@portalaltotiete.com.br

Menu

E-mail

  • Redação: redacao@portalaltotiete.com.br
  • Financeiro:financeiro@portalaltotiete.com.br
  • Emprego:emprego@portalaltotiete.com.br
  • Jornalista Responsável: Ana Nery
  • ananery@portalaltotiete.com.br