Siga o Portal Alto Tietê
 
  • OLIMPÍADAS ESPECIAIS CHEGAM AO FIM EM SUZANO E ATLETAS DA SELEÇÃO SÃO DEFINIDOS


    23/04/2018 12:56:08


    Após dois dias de competições, torneio é encerrado no Complexo Esportivo Paulo Portela; nadador suzanense é suplente na equipe nacional que irá a Abu Dhabi em 2019

    As Olimpíadas Especiais Brasil chegaram ao fim em Suzano. Durante dois dias, 178 atletas com algum tipo de deficiência intelectual disputaram provas em dez modalidades. A cerimônia de encerramento neste domingo (22/04) marcou a definição dos integrantes da seleção que representará o País nos Jogos Mundiais que ocorrerão em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, em 2019.

    As competições ocorreram em cinco locais distintos: Complexo Esportivo Paulo Portela (Natação), Parque Max Feffer (Vôlei de Praia), Estádio Francisco Marques Figueira (Atletismo), Associação Cultural, Esportiva e Agrícola de Suzano – Aceas Nikkey (Tênis e Tênis de Mesa) e Sesi Suzano (Bocha, Futsal, Basquete, Judô e Ginástica Rítmica).

    O torneio reuniu delegações de várias partes do País, dos Estados de São Paulo, Paraná, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco. Ao todo, eram 178 atletas, 47 membros de comissões técnicas e nove chefes de delegações, além de mais de 200 voluntários.

    Todos que competiam ganhavam medalhas pela participação, mas os primeiros colocados em cada uma de suas categorias dentro das modalidades estavam aptos para a seletiva, que foi feita por meio de sorteio (titulares e suplentes) com base no número de vagas disponíveis, na parte final do evento deste domingo (22/04). A seleção brasileira terá cerca 60 atletas em Abu Dhabi no ano que vem. Entre eles, o suzanense Gabriel de Souza Githelar Pedro, de 16 anos, da Natação, que havia conquistado o primeiro lugar na categoria M1, foi selecionado como suplente, ou seja, caso o titular não vá para os Emirados Árabes Unidos em 2019, por qualquer razão, ele será convocado.

    Entre as autoridades envolvidas, vale destacar as presenças do prefeito de Suzano, Rodrigo Ashiuchi; da primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade de Suzano, Larissa Ashiuchi; do presidente das Olimpíadas Especiais Brasil, George Millard; do presidente do Conselho Nacional das Olimpíadas Especiais Brasil, Charles Holland; do embaixador das Olimpíadas Especiais Brasil e nadador olímpico, Guilherme Guido; do governador do Lions Clube – LC 5, Luiz Carlos Paiva; do secretário municipal de Esportes e Lazer, Arnaldo Marin Junior; e do secretário municipal de Cultura, Geraldo Garippo.

    A cerimônia de abertura do torneio ocorreu na noite da última sexta-feira (20/04), na quadra do Complexo Esportivo Paulo Portela, palco de diversas conquistas do vôlei profissional masculino de Suzano nos anos 1990 e 2000. Na oportunidade, as delegações adentraram o local e desfilaram até se acomodarem em seus lugares.

    A solenidade foi conduzida pelo jornalista Rubens Pozzi, da ESPN Brasil, e contou com a exibição de um vídeo sobre a origem do Special Olympics – criado nos anos 1960 por Eunice Kennedy Shriver, irmã do ex-presidente norte-americano John F. Kennedy –, apresentações de dança e de taikô, entrada da bandeira dos Jogos e acendimento da Pira Olímpica, além do ato protocolar de discursos das autoridades.



    As provas tiveram início no dia seguinte, durante a manhã e à tarde. Paralelamente às disputas, no sábado (21/04), também foram realizadas as atividades Fórum da Família, Atletas Líderes e Atletas Saudáveis, voltados principalmente aos parentes dos competidores.

    Os Jogos Nacionais das Olimpíadas Especiais acontecem a cada dois anos. Já os Jogos de Verão do Special Olympics seguem o ciclo olímpico tradicional e ocorrem a cada quatro anos. A realização e a organização do torneio em Suzano couberam à Prefeitura e ao Lions Clube, com apoio do Sesi, do Aceas Nikkey, da ESPN Brasil e da Faculdade Piaget.



    Autoridades



    O prefeito Rodrigo Ashiuchi participou das cerimônias de abertura e de encerramento e percorreu todos os locais onde eram realizadas as provas. Para ele, foi um desafio muito grande realizar o evento, mas também uma satisfação e uma honra a cidade ter feito parte dessa história. “Foi um evento engrandecido pela participação contagiante de atletas, comissões técnicas e voluntários. Nós só temos a agradecer, pois acreditaram no potencial de Suzano e nós fizemos de tudo, demos o nosso melhor para realizar os Jogos. Eu vi a união de todos e esse foi o melhor presente que poderíamos ganhar. Saímos com mais garra, revigorados e com um novo olhar para superar os próximos desafios. É o marco de uma nova era em Suzano. A chama da pira se apaga, mas ela continua acesa no coração de cada um de nós, mantendo vivos os valores do amor, da solidariedade, da parceria e da dedicação”, destacou.



    O presidente das Olimpíadas Especiais Brasil, George Millard, prestou algumas homenagens na cerimônia de encerramento, inclusive ao prefeito e à primeira-dama. “Suzano nos recebeu maravilhosamente bem. O que fica é o agradecimento pelo carinho e acolhimento. Isso nos inspira a fazer cada vez mais e melhor”, afirmou.



    As demais autoridades que participaram das cerimônias de abertura e de encerramento foram vice-prefeito Walmir Pinto; diretor esportivo das Olimpíadas Especiais para a América Latina, Domenico Carnevale; presidente do Lions Clube de Suzano, Teresa Prado; diretor do Sesi Suzano, Roberto Xavier Augusto Filho; presidente da UniPiaget Brasil, Lucia Marques Pereira; diretor de eventos do Aceas Nikkey, Artur Katayama; secretários municipais Leandro Bassini (Educação), Marcelo Prado (Comunicação Pública), Fátimo Aparecido Rodrigues (Assistência e Desenvolvimento Social), Ari Serafim Barbosa (Manutenção e Serviços Urbanos), André Loducca (Desenvolvimento Econômico e Geração de Renda), José Alves Pinheiro Neto (Transporte e Mobilidade Urbana), Cintia Renata Lira (Administração), Renato Swensson (Assuntos Jurídicos), Rosenil Barros Orfão (Governo), Itamar Viana (Planejamento e Finanças), Elvis Vieira (Planejamento Urbano e Habitação), e Carlos Watanabe (Meio Ambiente); o controlador geral do município, Murilo Inocencio; o assessor especial da Secretaria Municipal de Segurança Cidadão, Jefferson Ferreira dos Santos; vereadores Rogério Gomes do Nascimento, Gerice Rego Lione e José Silva de Oliveira; e representantes das entidades envolvidas.





    Crédito das fotos: Wanderley Costa/Secop Suzano


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias