Siga o Portal Alto Tietê
 
  • PREFEITURA DE SUZANO-SP RECEBE DOAÇÃO DE SERVIÇOS PARA CASTRAR CÃES E GATOS DO CANIL MUNICIPAL


    24/05/2017 11:34:10


    Colocada em prática pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde em parceria com empresas veterinárias da cidade, medida tem como objetivo proporcionar mais qualidade de vida aos animais e condições para que possam ser adotados

    A Prefeitura de Suzano-SP recebeu a doação de serviços veterinários para a castração de 55 animais, entre cães e gatos, do Canil Municipal, que funciona no bairro Casa Branca. Colocada em prática pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e de Saúde, em parceria com empresas veterinárias da cidade, a medida tem o objetivo de proporcionar mais qualidade de vida aos bichos resgatados nas ruas pelo Departamento de Zoonoses, além de proporcionar condições para que encontrem um lar, por meio de feiras de adoção.

    Até o momento, 28 animais já passaram pelo procedimento cirúrgico e já estão à espera de um dono. A parceria foi firmada entre a municipalidade e a iniciativa privada para a viabilização dos procedimentos em abril deste ano. Os serviços foram ofertados pela empresa Pet Previdência e executados num centro de castração animal especializado da cidade, o Tech Vet, que doou todos os medicamentos pós-cirúrgicos. A esterilização previne diversos riscos à saúde de cães e gatos como, por exemplo, o câncer de mama:

    “Estamos muito empenhados em desenvolver projetos em prol da causa animal em Suzano e, desta forma, ficamos muito felizes por sermos agraciados com a doação de castrações para os bichinhos do nosso Canil Municipal. Vejo esse gesto com muita alegria, sobretudo por entender que empresas da cidade se interessam e veem a causa do bem-estar animal também como uma questão de saúde pública”, comenta Carlos Toshiharo Watanabe, secretário de Meio Ambiente do governo do prefeito Rodrigo Ashiuchi.

    Além de evitar doenças e prevenir tumores, a esterilização facilita o convívio dos animais com o ser humano e é o único meio efetivo de controle populacional de cachorros e felinos, segundo a Medicina Veterinária. A média em cada parto de um gato costuma ser quatro filhotes. Uma fêmea de porte médio de cachorro pode ter entre seis e oito filhotes. Método definitivo de castração, a cirurgia consiste na remoção do útero e dos ovários na fêmea, e dos testículos, nos machos. Os animais passam pelo procedimento anestesiados.

    A retirada precoce dos órgãos reprodutores antes do primeiro cio anula a incidência de câncer de mama e da piometra (infecção do útero), que são as duas maiores causas de mortes em cadelas, por exemplo. O procedimento reduz completamente o risco de tumores em mamas e na próstata, bem como doenças transmitidas sexualmente. A cirurgia também elimina a gravidez psicológica (pseudociese) nas fêmeas.

    Nos gatos, há a diminuição do hábito de urinar nos objetos da casa para demarcar território. Os felinos machos ainda perdem a vontade de se ausentar de suas casas por dias para acasalar. Neste período, geralmente, não se alimentam adequadamente, se envolvem em brigas e correm o risco de serem atropelados ou vítimas de maus tratos. Como não ocorre mais o cio e nem o sangramento nas fêmeas, elas se tornam mais saudáveis, com direito à expectativa de vida maior:

    “Estamos abertos a todas as empresas da cidade que queiram deixar sua contribuição para os animais, tanto no sentido do controle populacional, quanto nas adoções responsáveis. Tenho certeza que projetos como este serão cada vez mais fortalecidos no município, beneficiando sempre o bem-estar dos suzanenses”, garantiu Watanabe.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias