Responda rápido: você prefere estar na moda ou ser uma pessoa estilosa? Moda e Estilo podem parecer a mesma coisa, mas são assuntos completamente diferentes.
O conceito de Moda está relacionado com a oferta. Moda é referência, algo que muda com as estações e que é feito para agradar o maior número de consumidores. A preocupação em “estar na moda” é tão grande que as pessoas, muitas vezes, se tornam escravas de tendências.
A Moda é versátil e muito descartável. O que faz sucesso hoje tende a sair de Moda no próximo ano, na próxima temporada e, pior ainda, na próxima semana! Uma pessoa só está na Moda se ele seguir todas as tendências desse setor, mesmo que elas não combinem com a personalidade ou o corpo.
Lembre-se: nem tudo que está na moda é adequado para você.
O Estilo está intimamente ligado ao seu poder de escolha. Ele representa a sua marca, é construído a partir da sua identidade e reflete fielmente a sua personalidade. E a sua personalidade não muda quatro vezes ao ano.
Para facilitar a compreensão, vale ressaltar que na moda, consideramos sete tipos de estilos universais:
– Clássico,
– Romântico,
– Elegante,
– Dramático,
– Criativo,
– Esporte e
– Sexy.
No geral, cada pessoa possui influência de três deles mais ou menos e acaba, mesmo que inconscientemente, criando composições com suas características.
Isso não significa que Estilo é algo engessado e que nunca evolui. Afinal de contas, nós enfrentamos mudanças constantes nas nossas vidas: mudamos de idade, de tipo físico, de profissão, de objetivos profissionais e até de condição financeira!
A Diferença Entre Moda e Estilo
A Moda muda conforme o mercado;
O Estilo muda conforme a sua vida;
A Moda não transmite personalidade;
O Estilo reflete a sua identidade;
A Moda impõe padrões e tendências;
O Estilo te dá a liberdade de escolher o que combina mais com você;
O Estilo está relacionado a sua verdade, a Moda não;
Com Estilo, você usa a Moda e não o contrário.
A questão então, é usar a moda de forma inteligente. Estamos em momento de discutir pluralidade, sabemos que o mesmo não dá certo para todos. Não é preciso usar tudo o que está na moda, mas pode se escolher dentro da moda, aquilo que faz sentido, que identifica, valoriza.
Você pode incluir uma peça, um acessório, ou apenas se inspirar na moda quando for desenhar sua coleção, assim sua marca estará sempre seguindo um estilo e acompanhando a moda.
Assim como cada pessoa possui um estilo próprio, sua marca também deve se posicionar dentro de um estilo marcante e optar por peças e looks que ressaltam essa escolha.
Fonte: luaratextil.
Foto Divulgação