Siga o Portal Alto Tietê
 
  • ETECS DO ALTO TIETÊ OFERECEM 2 MIL VAGAS EM SELEÇÃO SEM PROVA POR CAUSA DA PANDEMIA


    26/11/2020 10:09:44


    As Escolas Técnicas Estaduais (Etecs) do Alto Tietê oferecem 2.340 mil vagas para o 1º semestre de 2021. Com a pandemia, desta vez não haverá prova. A seleção será por meio de análise do histórico escolar. As inscrições estão abertas até 14 de dezembro, somente pela internet.

    As vagas estão distribuídas entre as Etecs de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

    A inscrição deve ser feita exclusivamente no site do Vestibulinho até 14 de dezembro, às 15h. O valor da taxa é de R$ 19. O ingresso nas unidades será por meio de análise do histórico escolar, sem a realização de prova presencial ou on-line.

    Segundo o Centro Paula Souza, a mudança foi para atender ao distanciamento social, recomendado pelo Governo do Estado de São Paulo e autoridades sanitárias por causa da pandemia da Covid-19. A previsão é de que todas as atividades comecem de forma remota (on-line).

    Vagas por cidade
    Em todo o Alto Tietê são oferecidas 2.340 vagas em diversos cursos técnicos nas cidades de Arujá, Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Santa Isabel e Suzano.

    A unidade que oferece o maior número de vagas na região é a de Mogi das Cruzes. Um total de 680 que estão distribuídas em 14 cursos. Em Ferraz de Vasconcelos são 400 vagas e em Suzano 360.


    Arujá – A cidade tem um total de 240 vagas na Etec Professora Luiza Maria Machado. Os cursos técnicos oferecidos na unidade são administração, logística e recursos humanos e na modalidade Novotec Integrado ensino médio com habilitação técnica em recursos humanos e administração.
    Ferraz de Vasconcelos – A Etec da cidade tem 400 vagas nos cursos técnicos de administração, logística e segurança do trabalho e na modalidade Novotec Integrado ensino médio com habilitação em administração, marketing e programação de jogos.
    Itaquaquecetuba – Na Etec da cidade são 240 vagas nos cursos de informática e segurança do trabalho e na modalidade Novotec Integrado ensino médio com habilitação em administração, recursos humanos, desenvolvimento de sistemas e profissional e eventos.
    Mogi das Cruzes – A Etec Presidente Vargas tem um total de 680 vagas nos cursos de administração, automação industrial, design de interiores, edificações, eletrotécnica, mecânica, mecatrônica, nutrição e dietética, secretariado, produção de vidro, segurança do trabalho e na modalidade Novotec Integrado ensino médio com habilitação em automação industrial.
    Poá – Na Etec são 280 vagas em administração, desenvolvimento de sistemas, administração (EAD semipresencial) e na modalidade Novotec Integrado ensino médio com habilitação em administração, marketing, desenvolvimento de sistema e profissional em informática para internet.
    Santa Isabel – São 140 vagas divididas entre os cursos de administração, informática para internet e química.
    Suzano – A Etec tem 360 vagas entre administração, administração (EAD semipresencial), contabilidade, eventos, meio ambiente, química e secretariado.
    Inscrições
    Para se inscrever no processo seletivo, o candidato deve fazer o upload legível do documento de identidade e atestado de escolaridade com discriminação das notas de Língua Portuguesa e Matemática das séries indicadas a seguir.

    Para se inscrever para o ensino médio com a opção por itinerários formativos, Novotec Integrado, AMS, Técnico Integrado ao Médio e primeiro termo do Técnico Integrado na modalidade EJA, os candidatos devem ter certificado de conclusão do Ensino Fundamental ou o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).


    Além disso, precisam inserir as notas do oitavo ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da sétima série do Ensino Fundamental de oito anos – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019. As instruções para casos de reclassificação ou para quem não cursou tais séries estão na portaria disponível no site.

    Aqueles que pretendem fazer o ensino técnico precisam ter concluído o Ensino Médio ou estar cursando a partir do segundo ano deste ciclo em 2021. O candidato que concluiu ou está cursando o ensino da EJA ou o Encceja deve ter o certificado de conclusão do Ensino Médio, declaração de que está matriculado a partir do segundo semestre da EJA, ou ter dois certificados de aprovação em áreas de estudos da EJA ou boletim de aprovação do Encceja enviado pelo MEC ou certificado de aprovação do Encceja em duas áreas de estudos avaliadas.

    Para pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, certificado ou declaração de conclusão do ensino médio, expedido por órgão competente. As notas a serem avaliadas devem ser referentes ao nono ano do Ensino Fundamental de nove anos ou da oitava série do Ensino Fundamental de oito anos – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019.

    Aqueles que desejam fazer o curso de Especialização Técnica on-line precisam ter concluído o ensino médio e qualquer curso técnico ou superior. Para os presenciais, o candidato deve ter concluído o ensino médio e também ter cursado integralmente o ensino técnico associado ao curso de especialização, conforme relação disponível no site. Em ambos os casos, candidatos devem informar as notas obtidas na segunda série do ensino médio – as disciplinas devem ter sido concluídas até 31 de dezembro de 2019. As instruções para casos de reclassificação ou para quem não cursou tais séries também estão na portaria disponível no site.


    Comprovação de notas
    Para atestar a correção das notas informadas, os candidatos devem fazer, no momento da inscrição, o upload legível de um dos seguintes documentos:

    Para candidatos aos cursos técnicos modulares e ensino médio nas três modalidades com ênfase, Novotec Integrado, AMS, Técnico Integrado ao Médio e primeiro termo do Técnico Integrado na modalidade EJA – Histórico escolar ou declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem. Para quem é ou foi aluno da rede municipal da cidade de São Paulo, Boletim Escolar Digital disponível no Portal do Aluno.

    Para candidatos aos cursos de Especialização Técnica – Histórico escolar ou declaração escolar assinada por agente escolar da escola de origem. Para quem é ou foi aluno da rede municipal da cidade de São Paulo, Boletim Escolar Digital disponível no Portal do Aluno. Para alunos da rede estadual é possível enviar boletim digital, obtido via site da Secretaria da Educação (Seduc). Estudantes das Etecs do Centro Paula Souza (CPS) podem utilizar o boletim online emitido no Novo Sistema Acadêmico (NSA) ou no Sistema Integrado de Gestão Acadêmica (Siga). Quem concluiu o Ensino Médio por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) deve inserir certificado de conclusão do Ensino Médio (frente e verso) expedido por órgão competente, contendo as notas finais de Português e Matemática ou equivalentes do ensino médio.

    Para pessoas que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) até a edição de 2016, certificado ou declaração de conclusão do Ensino Médio, expedido pelos Institutos Federais ou pela Secretaria da Educação do Estado correspondente.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias