Siga o Portal Alto Tietê
 
  • RETOMADA OPCIONAL DAS ATIVIDADES NAS ESCOLAS DE MOGI SERÁ NO PRÓXIMO DIA 7


    21/09/2020 08:36:38


    Em Mogi das Cruzes, a retomada opcional das atividades nas escolas deve acontecer a partir do próximo dia 7. O Comitê Gestor de Retomada Gradativa de Atividades Econômicas do município Cruzes tem trabalhado junto às secretarias municipais de Saúde e Educação para que isso seja possível de maneira segura, obedecendo ao protocolo sanitário que foi desenvolvido nas últimas semanas. Para que o plano se concretize, um cronograma precisará ser obedecido.

    “Todo o planejamento feito pela Secretaria de Educação vai de encontro com o que está no nosso protocolo sanitário. Isso será promovido não só pela rede municipal mas também pelo estado e a iniciativa privada. Todo mundo muito está consciente da necessidade de uma volta segura, de acolhermos os alunos mais vulneráveis nesse momento de afastamento das unidades escolares”, diz o vice-prefeito Juliano Abe (MDB), que é coordenador do Comitê.

    Em uma reunião realizada na última quinta-feira, o grupo apresentou o documento para representantes das escolas particulares e da Diretoria Regional de Ensino. Agora, eles têm até o dia 22, terça-feira, para dar os feedbacks e eventuais sugestões e complementos. Já no dia seguinte, este protocolo será publicado no site da Prefeitura. A partir disso, a Secretaria Municipal de Educação e a Diretoria de Ensino terão a missão de divulgar as diretrizes junto à comunidade escolar.

    Com início amanhã, a Administração Municipal deverá aplicar testes das Covid-19 em 15% dos 46.701 alunos da rede municipal de ensino, o equivalente a 5.964 estudantes, até o dia 25. Esta também é uma etapa importante para que a situação da retomada seja definida. É necessário que até o dia 30 já esteja pronto o relatório de prevalência dessa testagem, para que o cronograma funcione. O Comitê tem orientado ainda que a capacitação dos colaboradores das unidades escolares seja finalizada até o dia 2 de outubro.

    “Nós estamos trabalhando muito para que até o dia 7 a gente tenha todo o respaldo pronto para uma retomada opcional. Nós não queremos causar estresse entre os pais e queremos que eles possam definir o que entendem ser melhor para os alunos. Mas temos essa meta e precisamos cumprir prazos e objetivos. Existe a possibilidade, por exemplo, de a testagem atrasar. Mas temos que mirar e seguir firme com aquilo que queremos para que tudo dê certo”, afirma Juliano.

    Para trabalhar em parceria com o Estado, a Prefeitura ofereceu à Diretoria de Ensino a estrutura para que seja feita a fase 2 de testagens nos alunos, desta vez com a rede estadual. Entretanto, a Diretoria teria de ficar responsável por essa organização.

    Durante a última reunião, o Comitê forneceu ainda dados de uma pesquisa realizada com 1.182 pacientes que foram internados nas unidades mogianas por conta do coronavírus e responderam um questionário socioeconômico. O levantamento apontou que 58% dos infectados não utilizaram o transporte público. Segundo Abe, o dado é importante para mostrar que é possível se locomover de maneira segura tomando os devidos cuidados.


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias