Siga o Portal Alto Tietê
 
  • QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLOGIA ALICERÇAM SALTO DA EDUCAÇÃO MOGIANA


    24/02/2020 14:21:39


    Mogi das Cruzes alcançou a 11ª posição em Educação no ranking do Índice dos Desafios da Gestão Municipal (IDGM), realizado pelo Instituto MacroPlan e publicado na Revista Exame deste mês. Os investimentos realizados pela Prefeitura de Mogi das Cruzes fizeram com que a cidade subisse seis posições em relação ao levantamento de 2017, superando 89 dos maiores municípios brasileiros. O avanço no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) e o crescimento do atendimento na educação infantil são os destaques apontados pelo índice.

    “Alcançamos 6,8, a maior nota da história da cidade no IDEB, fruto do trabalho e da dedicação de nossos educadores e colaboradores da rede municipal. Este resultado que atingimos no IDGM reforça o nosso compromisso com a educação de nossa cidade e demonstra que estamos no caminho certo. A educação é uma área que continua recebendo grandes investimentos e iremos avançar ainda mais”, disse o prefeito Marcus Melo.

    A nota alcançada pela rede municipal mogiana é maior que a média dos 100 maiores municípios do país. A cidade superou o índice de 6,3 de 2015 e a meta prevista para a cidade para 2021, que era de 6,6. Este crescimento se deve à formação continuada dos professores e a padronização do material didático no ensino fundamental, com a adoção dos materiais Ler e Escrever e EMAI, do Governo Estadual. Para a educação infantil, os educadores da rede municipal elaboraram o IBA – Interagir, Brincar & Aprender.

    Ainda na formação dos alunos, o município realiza a Aprendi – Avaliação Municipal das Aprendizagens, em que são avaliados os alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental duas vezes por ano. Os resultados fazem parte do planejamento das escolas e da Secretaria de Educação para oferecer uma educação de cada vez mais qualidade para os alunos. A cidade possui um Currículo Municipal, atualizado com a BNCC – Base Nacional Comum Curricular e o Currículo Paulista.

    São atendidos na rede municipal mais de 47 mil alunos, sendo 23,7 mil em período integral. Neste mês, foi entregue o Cempre – Centro Municipal de Programas Educacionais Prof. Sérgio Moretti, em Jundiapeba, com capacidade para 840 alunos em período integral. Os alunos têm acesso à tecnologia, por meio de softwares, como o programa Simulados e o Migo para a aprendizagem de inglês a partir dos três anos. As escolas e creches estão 100% informatizadas e os pais têm acesso às informações de seus filhos online pela Carteirinha de Identificação Estudantil.

    Destaque na educação infantil

    Mogi das Cruzes atingiu a maior média de atendimento na educação infantil dentre os 100 maiores municípios do país na faixa etária de 0 a 3 anos e na fase da pré-escola para crianças de 4 e 5 anos. A Prefeitura de Mogi das Cruzes continua investindo na ampliação do atendimento. Um novo modelo padrão de creche foi elaborado com soluções sustentáveis, como o uso de agua de reuso e placas fotovoltaicas e maior capacidade de atendimento.

    Foram entregues quatro creches, outras 12 estão em construção na cidade neste novo modelo sustentável. Cada unidade atende, em média, 200 alunos. Ao todo, as novas unidades vão oferecer mais de 3 mil vagas. Os bairros atendidos são Jundiapeba (quatro unidades), Jardim Universo, Socorro, Vila Natal, Vila São Sebastião/Jardim Santos Dumont, Vila Moraes, Botujuru/Vila São Paulo, Vila Estação, Jardim Aeroporto II. Três creches estão sendo ampliadas, sendo duas em Jundiapeba e uma no Parque Olímpico. (Kelli Correa Brito)


    Imprimir

     


  • Compartilhar Notícia

Nóticias